Trump quer manter imigrantes indocumentados fora do Censo

Direto da Redação

census1

O presidente Trump disse, hoje, que ordenou ao Departamento de Comércio que iniciasse os trabalhos em um novo Censo que exclui imigrantes indocumentados.

Um novo Censo representaria um avanço significativo em relação a um processo estipulado pela Constituição para ocorrer a cada 10 anos. Historicamente, o censo contabilizou todos os residentes dos EUA, independentemente de seu status imigratório, um processo que ajuda a determinar tanto a distribuição de cadeiras no Congresso quanto os bilhões de dólares em verbas federais enviados aos estados.

“Pessoas que estão em nosso país ilegalmente NÃO SERÃO CONTADAS NO CENSO”, escreveu Trump em uma publicação nas redes sociais.

A iniciativa ocorre em um momento em que Trump e seus aliados pressionam os estados liderados pelos republicanos a redesenharem seus mapas do Congresso em benefício do partido. Os mapas do Congresso são redesenhados após a conclusão do censo, com base nos novos dados. O próximo censo está previsto para 2030.

Trump tentou uma medida semelhante em 2020 para manter imigrantes indocumentados fora do censo, mas um tribunal federal rejeitou a tentativa, e a Suprema Corte se recusou a intervir, alegando na época que fazê-lo era prematuro. Os esforços do presidente para pressionar o Census Bureau, que faz parte do Departamento de Comércio, também não obtiveram sucesso.

Termos

Compartilhe