Polícia de Boston ignora pedidos do Departamento de Imigração

Direto da Redação

Cox copy

O Departamento de Polícia de Boston recebeu 57 solicitações do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) para deter imigrantes em 2025, e ignorou todas elas, de acordo com a agência e o jornal The Boston Globe.

Segundo o Globe, o Comissário de Polícia de Boston, Michael Cox, forneceu a informação no início deste mês em uma carta a autoridades municipais, documento que ele é obrigado a apresentar anualmente de acordo com a Lei de Confiança de Boston. Aprovada pela primeira vez em 2014, e alterada em 2019, a lei proíbe a polícia de Boston de manter imigrantes sob custódia aguardando possível deportação por autoridades federais, a menos que um mandado de prisão tenha sido emitido.

Em antecipação à agenda de deportação em massa do presidente Trump antes de seu segundo mandato, os vereadores de Boston votaram por unanimidade para reafirmar a legislação em dezembro de 2024. A medida foi projetada para tranquilizar os imigrantes, garantindo que a polícia municipal não os ajudaria a serem deportados, promovendo uma imagem positiva da polícia local e buscando amenizar os temores da comunidade.

Os números de 2025 parecem indicar um aumento substancial nos pedidos de detenção em comparação com os anos anteriores. O departamento relatou ter recebido 15 em 2024, 19 em 2023 e 12 em 2022.

No entanto, autoridades do ICE contestaram o relatório de 2024 no ano passado, afirmando que o número de solicitações ignoradas era, na verdade, muito maior. Em resposta, autoridades do departamento de polícia disseram ter solicitado aos agentes de imigração que começassem a enviar os pedidos por e-mail, em vez de enviá-los apenas por fax para as delegacias distritais.

Na carta de Cox às autoridades municipais neste mês, ele afirmou que o departamento havia estabelecido um número de fax dedicado para receber os pedidos centralizadamente, em vez de recebê-los por meio das delegacias individuais. Segundo ele, a mudança foi “um esforço para abordar as preocupações em relação ao número total de solicitações de detenção civil relatadas anualmente”. O departamento emitiu uma ordem especial em fevereiro de 2025 descrevendo o novo processo, que também instrui os policiais a digitalizar e enviar por e-mail cada solicitação para fins de registro.

A carta de Cox lista as datas em que o departamento recebeu os 57 pedidos de detenção civil de imigrantes do ICE no ano passado. O motivo apresentado para todos os pedidos foi: “O DHS determinou que existe causa provável de que o indivíduo seja um estrangeiro passível de deportação”, de acordo com o relatório. O documento não incluiu detalhes adicionais sobre os imigrantes que o ICE estava visando.

Termos

Compartilhe