De acordo com dados apresentados pelos reguladores estaduais na terça-feira (20) motoristas de Massachusetts acumularam infrações de trânsito em um ritmo acelerado durante os primeiros sete meses de 2024.
O chefe do Merit Rating Board (Conselho de Classificação de Mérito), uma divisão do Registro de Veículos Automotores do Estado, divulgou números em uma reunião do conselho, contabilizando quase 697 mil infrações totais emitidas para motoristas entre janeiro e julho.
As infrações mensais variaram entre um mínimo de 86.785 e um máximo de 110.744, mas a média de cerca de 99.500 infrações por mês parece estar em uma trajetória ascendente. As autoridades emitiram perto de 1,08 milhão de infrações em todo o ano de 2023, um ritmo de aproximadamente 90 mil por mês.
Como foi o caso no ano passado, a maioria das infrações registradas até agora em 2024 cerca de 446 mil, ou 64% foram advertências, em vez de citações civis ou criminais.
Os motoristas acumularam mais de 37 mil infrações nos primeiros sete meses do ano por usar ceclulares ou outros dispositivos ao volante, infringindo uma lei de 2019 destinada a reprimir a condução distraída. A maioria dessas infrações também foram advertências.
As infrações por condução distraída aumentaram em abril, sendo 2.241 citações civis, 252 citações criminais e 9.586 advertências, o período em que a diretora do Merit Rating Board, Sonja Singleton, afirmou que o estado observa o “Mês da Conscientização sobre o Uso de Mãos Livres” com uma fiscalização adicional.
“Vocês notarão esse grande aumento nas advertências, o que eleva muito o total. Vemos isso ano após ano em relação à condução distraída”, disse aos membros do conselho.
As infrações mais comuns foram excesso de velocidade, falha em parar ou ceder passagem e problemas com o selo de inspeção, refletindo as classificações do ano passado. Entre as infrações de operadores juniores, que representam cerca de 2% de todas as citações, as três principais questões são excesso de velocidade, falha em parar ou ceder passagem e infrações de faixa, disse Singleton.
As autoridades de segurança pública em Massachusetts estão se movendo para adotar a capacidade de emitir citações eletrônicas em vez de depender de citações em papel, que superavam suas contrapartes eletrônicas até 2020.