Médicos e residentes protestam contra ações do ICE

Direto da Redação

Ice

Cerca de 20 médicos e residentes médicos se reuniram em frente ao escritório do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), em Burlington, esta semana, para protestar contra as táticas de fiscalização do governo Trump, que, segundo eles, impactarão severamente a assistência médica em Massachusetts.

Eles usavam uniformes azuis e longos jalecos brancos com a inscrição “Protejam pacientes, colegas e comunidades. Acabem com o ICE” nas costas, escrita com um marcador. Entre breves discursos, os trabalhadores lideraram cânticos de “Tirem as mãos” enquanto mais de 300 moradores da região de Boston gritavam “Assistência médica!” de volta para eles.

Os médicos e residentes falaram sobre as consequências que a decisão do governo Trump de encerrar programas como o Status de Proteção Temporária (TPS) e os limites propostos para estudantes internacionais terão no setor de saúde.

“O sistema de saúde já está em crise de pessoal”, disse ao The Boston Globe a Dra. Anisha Hashmi, psiquiatra em seu último ano de residência, cujo pai imigrou do Paquistão. “Portanto, quando o ICE invade nossos locais de trabalho e nossas casas, não é apenas um ataque aos nossos pacientes imigrantes, é um ataque a todos nós e à nossa saúde pública”.

Ela instou os presentes a pensarem em suas avós que não conseguiram tratamento porque o visto de médico de imigrante foi negado ou que não conseguiram encontrar uma enfermeira domiciliar para contratar devido à escassez de mão de obra.

Cerca de um em cada seis funcionários de hospitais nos EUA são imigrantes, de acordo com um relatório da organização sem fins lucrativos de saúde KFF, baseado em dados da Pesquisa da Comunidade Americana de 2023. Na Grande Boston, 54% dos auxiliares de enfermagem são imigrantes, de acordo com um relatório de fevereiro de 2024 da organização sem fins lucrativos Boston Indicators and Immigration Research Initiative.

Os funcionários também falaram sobre o medo que os pacientes imigrantes sentem desde que o governo mudou a política de áreas protegidas, que agora permite que agentes do ICE detenham pessoas em hospitais, escolas e igrejas.

Os manifestantes, que seguravam cartazes coloridos e bandeiras americanas, contrastavam fortemente com o ambiente ao redor. A instalação de Burlington, um dos dois escritórios de campo do ICE em Massachusetts, é um prédio preto com janelas fumê localizado na District Avenue, 1000. Parece um típico prédio comercial em um parque de escritórios suburbano, com hotéis, restaurantes e escritórios a uma curta caminhada de distância.

A instalação é destinada apenas a estadias de curta duração de até 12 horas. Mas os imigrantes detidos alegam que foram obrigados a dormir em pisos de concreto sem colchões e não puderam tomar banho por dias.

As pessoas têm protestado em frente à instalação todas as quartas-feiras, das 11h às 13h, nas últimas 14 semanas, e têm chamado os protestos de uma forma de “testemunhar” o custo humano das políticas de imigração de Trump, segundo noticiou o The Boston Globe.

Termos

Compartilhe