MAPS cria comitê dedicado à prevenção da violência doméstica e sexual

Marcony Almeida

MAPS

O Programa de Violência Doméstica e Abuso Sexual da Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) lançou, recentemente, um novo comitê que procura avaliar necessidades comunitárias relativas a abusos de violência doméstica e sexual e envolver a comunidade em ações de prevenção.

Segundo a criadora do grupo, a especialista em prevenção da MAPS, Fania DaSilva, o principal objetivo consiste em perceber as necessidades e experiências das comunidades de língua portuguesa em Massachusetts para oferecer melhor prevenção da violência doméstica e sexual. O comité trabalha em identificar, discutir e determinar ferramentas de avaliação, procurando entender as estratégias certas para a sensibilização das comunidades. O grupo foca-se também na organização de novas palestras, apresentações e campanhas educativas e de sensibilização.

“Muitas vezes a informação não chega às pessoas que estão passando por abuso e muitas ficam presas naquela situação. Esses são alguns dos tópicos que nós temos discutido nas reuniões”, disse Fania Da Silva. “As dificuldades financeiras, o medo, a falta de abrigos ou de um local seguro são quase sempre os obstáculos para as pessoas das comunidades imigrantes que precisam de sair de relacionamentos abusivos”, considerou a especialista.

O Comitê de Ação para Prevenir Violência Doméstica e Sexual é financiado pelo Departamento de Saúde Pública do Estado de Massachusetts e é composto por imigrantes das comunidades cabo-verdiana e brasileira, incluindo uma sobrevivente de violência doméstica, uma advogada, uma empreendedora e outras pessoas de diferentes contextos profissionais e percursos de vida. O grupo está recrutando participantes portugueses cujo envolvimento na comunidade seja uma mais-valia para os objetivos do grupo. Para fazer parte do comité, entre em contacto com Fania DaSilva pelo email fdasilva@maps-inc.org.

O grupo vai lançar em breve um inquérito para entender melhor as necessidades comunitárias e para identificar tendências, padrões comportamentais e valores presentes na comunidade. O inquérito será distribuído nos próximos meses em eventos e encontros sociais, e irá servir para criar planos de ação mais eficazes.

O programa da MAPS oferece apoio gratuito, confidencial e personalizado, intervenção em situações de crise, apoio à saúde mental e emocional, planos de segurança, prevenção, informação, encaminhamentos médico e jurídico e outros serviços para vítimas de violência doméstica e abuso sexual. Para saber mais sobre o programa, visite maps-inc.org/dvsa.

A MAPS serve as comunidades de língua portuguesa de Massachusetts e outras desde 1970. A organização oferece serviços sociais e de saúde gratuitos através dos seus sete escritórios em Cambridge, Brighton, Dorchester, Framingham, Lowel, Somerville e Everett. Para saber mais sobre a MAPS, visite maps-inc.org.

Termos

Compartilhe