O “grande e belo projeto de lei” sancionado pelo presidente Trump, na semana passada, permitirá que ele expanda drasticamente sua repressão à imigração, dando ao Departamento de Imigração e Alfândega (ICE) um conjunto de recursos sem precedentes para reforçar a prisão e deportação de imigrantes indocumentados nos EUA.
O dinheiro alocado pela lei representa a maior infusão de recursos que o Congresso já concedeu ao governo federal para a fiscalização da imigração, em um momento em que o governo Trump prometeu uma campanha de deportação de proporções sem precedentes.
No geral, o Congresso, liderado pelos republicanos, reservou cerca de US$ 170 bilhões para a fiscalização da imigração e segurança nas fronteiras por meio da legislação, incluindo US$ 75 bilhões em financiamento extra para o ICE, tornando-o, de longe, o órgão de segurança pública com maior verba do governo federal.
“O projeto de lei turbinará a fiscalização da imigração”, disse Kathleen Bush-Joseph, advogada do Migration Policy Institute, um think tank apartidário em Washington, D.C.