Inflação sobe nos EUA com tarifas do governo

Direto da Redação

Infla2

A inflação atingiu o nível mais alto desde fevereiro no mês passado, com as tarifas abrangentes do presidente Donald Trump elevando o custo de uma série de produtos, incluindo móveis, roupas e eletrodomésticos de grande porte.

Os preços ao consumidor subiram 2,7% em junho em relação ao ano anterior, informou o Departamento do Trabalho na terça-feira, acima do aumento anual de 2,4% em maio. Na comparação mensal, os preços subiram 0,3% de maio a junho, após alta de apenas 0,1% no mês anterior.

A piora da inflação representa um desafio político para o presidente Donald Trump, que prometeu, durante a campanha presidencial do ano passado, reduzir os custos imediatamente. O forte aumento da inflação em 2022-2023 foi o pior em quatro décadas e irritou a maioria dos americanos com a condução da economia pelo ex-presidente Joe Biden. A inflação mais alta também provavelmente aumentará a relutância do Federal Reserve (Fed) em cortar sua taxa de juros de curto prazo, como Trump vem exigindo veementemente.

Trump tem insistido frequentemente em comentários nas redes sociais que “não há inflação” e que, como resultado, o banco central deveria reduzir rapidamente sua taxa básica de juros do nível atual de 4,3% para cerca de 3%.

Excluindo as categorias voláteis de alimentos e energia, a inflação subjacente aumentou 2,9% em junho em relação ao ano anterior, ante 2,8% em maio. Na comparação mensal, a inflação acelerou 0,2% de maio a junho. Economistas acompanham atentamente os preços subjacentes porque eles normalmente fornecem uma melhor noção da direção da inflação.

A alta da inflação foi impulsionada por uma série de preços mais altos. O custo da gasolina subiu 1% apenas de maio a junho, enquanto os preços dos alimentos aumentaram 0,35%. Os preços dos eletrodomésticos subiram pelo terceiro mês consecutivo.

Termos

Compartilhe