Imigrantes presos estão sendo transferidos rapidamente

Direto da Redação

ICE

Imigrantes alvos de deportação na região da Nova Inglaterra estão sendo levados pelo ICE para locais mais distantes e com maior rapidez do que nunca. Eles são cada vez mais transferidos para áreas remotas do país, onde enfrentam juízes mais conservadores e menos propensos a conceder-lhes liberdade, de acordo com entrevistas e análises de dados do The Boston Globe.

À medida que os agentes executam essa agenda, defensores e analistas jurídicos afirmam que os imigrantes perderam direitos fundamentais ao devido processo legal. Detidos legalmente elegíveis para fiança são transferidos rapidamente e, às vezes, em violação de ordens judiciais. Podem levar dias para conseguirem ligar para suas famílias. Muitas vezes, nem mesmo seus advogados sabem onde eles estão.

Especialistas jurídicos alertam que o rápido aumento nas transferências para estados distantes provavelmente se intensificará à medida que os bilhões de dólares alocados pelo Congresso na Lei One Big Beautiful Bill, aprovada no verão passado, começarem a ser destinados aos centros de detenção.

“Para ser bem clara, isso é só o começo”, disse ao The Boston Globe Kathleen Bush-Joseph, advogada e analista de políticas do Migration Policy Institute. “Eles estão intensificando as operações, mas têm planos para algo muito maior”.

Tricia McLaughlin, secretária-adjunta do Departamento de Segurança Interna (DHS), afirmou em comunicado que os detidos recebem o devido processo legal e têm “ampla oportunidade” de se comunicar com advogados e familiares. McLaughlin disse que o ICE toma decisões de transferência com base na disponibilidade de vagas.

“Nenhum criminoso na história da civilização humana recebeu tratamento melhor do que os imigrantes ilegais nos Estados Unidos”, disse McLaughlin. “Apesar de um número histórico de liminares [judiciais], o DHS está trabalhando incansavelmente para remover esses imigrantes dos centros de detenção e levá-los ao seu destino final: seus lares.”

As prisões realizadas pelo ICE na região de Boston mais que triplicaram nos primeiros sete meses deste ano em comparação com o ano passado, enquanto o número de pessoas enviadas para instalações fora da Nova Inglaterra aumentou seis vezes, de acordo com a análise do Globe.

Ao mesmo tempo, o período médio antes da transferência de alguém para uma instalação fora da região foi reduzido pela metade. No ano passado, levava cerca de 20 dias para transferir alguém da Nova Inglaterra, enquanto neste ano leva cerca de 10 dias.

A grande maioria das pessoas detidas pelo ICE na região de Boston foi enviada para estados do Quinto Circuito do sistema judicial federal, conhecido por sua inclinação mais conservadora, que inclui estados como Louisiana, Texas e Mississippi.

As detenções ocorrem mesmo quando elas têm contestações legítimas à sua deportação: apenas uma pequena fração dos imigrantes presos pelo ICE na região de Boston nos últimos meses foi condenada por crimes violentos.

“Parece que estão conduzindo gado”, disse a advogada de imigração de Boston, Elizabeth Shaw. “Não há humanidade nisso”.

Em um exemplo recente, Vanessa Vasquez Valladares, uma das nove trabalhadoras detidas durante uma operação em um lava-jato em Allston, foi transferida para o Texas quatro dias após sua prisão. Ela permanece detida enquanto seu advogado solicita sua libertação sob fiança, alegando que ela não possui antecedentes criminais e está autorizada a trabalhar nos Estados Unidos.

As táticas do ICE estão “aterrorizando imigrantes, forçando-os a se autodeportarem ou a renunciarem ao seu direito ao devido processo legal”, afirmou Heather Arroyo, advogada de imigração do Massachusetts Law Reform Institute, organização que oferece assistência jurídica gratuita a imigrantes.

“As transferências rápidas fazem parte dessa interferência no devido processo legal”, disse ela. “Isso impede o acesso deles aos tribunais, a seus advogados e a qualquer informação sobre o que está acontecendo com eles”.

Termos

Compartilhe