Governo federal corta verba de programa de violência doméstica e abuso sexual

Direto da Redação

MAPS

A Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) perdeu um subsídio federal anual de $214.000 que apoiava o seu programa de Violência Doméstica e Abuso Sexual (DVSA), incluindo a prestação de serviços de apoio à saúde mental a vítimas e sobreviventes.

O financiamento de quatro anos, atribuído pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS), será descontinuado no final do segundo ano do contrato, a 30 de setembro de 2025, devido à “falta de dotação orçamental do Congresso”, anunciou a agência federal numa carta. A decisão reduz em $428.000 o orçamento do programa da MAPS, o que representa uma redução de 14%.

“Estávamos preparados para lidar com cortes federais quando a nova administração tomou posse”, disse o CEO da MAPS, Paulo Pinto, MPA. “No entanto, não esperávamos que um programa tão essencial e que salva vidas, servindo centenas de vítimas e sobreviventes vulneráveis de violência doméstica e agressão sexual todos os anos, fosse cortado tão precipitadamente no meio do contrato, sem ter em consideração o impacto nas nossas comunidades e na nossa organização.”

O cancelamento do subsídio federal reduzirá significativamente a capacidade da organização de serviços sociais e de saúde de servir mais de duzentos membros da comunidade que lidam com violência doméstica e sexual, incluindo a prestação de serviços essenciais de saúde mental a aproximadamente setenta e cinco vítimas de crimes.

O corte também elimina o financiamento para dois funcionários a tempo inteiro e aproximadamente $60.000 em apoio operacional indireto para a organização. Até agora, a MAPS conseguiu evitar despedimentos no programa, transferindo e reatribuindo responsabilidades e não preenchendo vagas em aberto.

“É muito frustrante ter de partilhar estas más notícias com as nossas comunidades, especialmente quando se trata de violência doméstica e agressão sexual”, afirmou Alirio Pereira, MA, Diretor de Programas da MAPS. “No entanto, é nossa responsabilidade manter as nossas comunidades informadas sobre as consequências destes cortes e como eles afetam a nossa capacidade de prestar estes serviços tão necessários.”

O programa de Violência Doméstica e Abuso Sexual da MAPS serve centenas de membros da comunidade anualmente, oferecendo assistência personalizada em momentos de crise, apoio emocional e à saúde mental, planos de segurança, prevenção e educação comunitária, informações e encaminhamentos para serviços médicos e jurídicos, entre outras valências.

Termos

Compartilhe