Governadora exige que governo federal libere fundos para assistência elétrica no inverno

Direto da Redação

Oil

A governadora, Maura Healey, está exigindo que o governo Trump libere imediatamente os fundos para o Programa de Assistência Energética para Lares de Baixa Renda (LIHEAP). Este é um programa federal que em Massachusetts, e que normalmente ajuda mais de 150.000 famílias, representando mais de 300.000 pessoas, a arcarem com os custos de aquecimento de suas casas durante o inverno a cada ano.

Esses fundos federais geralmente ficam disponíveis no início de novembro, mas estão atrasados ​​devido à paralisação do governo federal. Apesar da reabertura do governo, o governo Trump informou aos estados que os fundos do LIHEAP não serão restaurados até o final do mês.

“Todos os anos, milhares de famílias de baixa renda, idosos e pessoas com deficiência lutam para conseguir aquecer suas casas durante os invernos rigorosos da Nova Inglaterra”, disse a governadora Healey. “O LIHEAP serve como uma tábua de salvação crucial para famílias de Massachusetts e pessoas em todo o país. Já é ruim o suficiente que o governo Trump tenha cortado o financiamento para assistência com aquecimento, SNAP, Head Start e outros programas essenciais de assistência social dos quais as pessoas dependem durante a paralisação do governo. Mas agora, com o governo reaberto, eles estão nos dizendo que levará mais tempo para que o financiamento do LIHEAP seja restabelecido. Isso é inaceitável, especialmente com a aproximação das festas de fim de ano e a queda contínua das temperaturas. O presidente Trump precisa liberar imediatamente o financiamento do LIHEAP e não deixar nossas famílias no frio”.

Até que os fundos federais para o LIHEAP sejam restaurados, o governo estadual tem usado fundos federais remanescentes do ano passado para apoiar famílias com emergências relacionadas ao aquecimento. Emergências de aquecimento incluem não ter aquecimento, receber um aviso de corte de fornecimento de uma concessionária, ter menos de 1/8 do tanque de óleo ou ter menos de três dias de suprimento de outros combustíveis disponíveis. Qualquer família que esteja passando por uma emergência de aquecimento deve entrar em contato imediatamente com a Agência Administrativa Local para solicitar assistência.

Durante a temporada de aquecimento de 2024-2025, o Programa de Assistência Energética Residencial de Massachusetts forneceu assistência financeira a mais de 159.000 famílias para aquecer suas casas durante o inverno. A maioria dessas famílias, 54%, era composta por idosos com renda fixa e aproximadamente 11% das famílias assistidas tinham crianças menores de 6 anos.

Em resposta à paralisação prolongada do governo este ano, o Departamento de Serviços Públicos (DPU) estendeu a moratória de cortes de energia para este inverno. Este ano, a moratória de cortes de energia começou em 27 de outubro de 2025 e terminará em 1º de abril de 2026, em vez do período típico de meados de novembro a meados de março. A moratória de cortes de energia se aplica a clientes residenciais das principais concessionárias de gás e eletricidade, e isso significa que o gás e energia não podem ser cortados.

Termos

Compartilhe