Estado alerta para novas complicações geradas pela gripe em crianças

Wilson Smith

IMG_8967

Autoridades de saúde pública alertaram hoje (24) os profissionais de saúde de Massachusetts sobre um possível aumento no número de crianças enfrentando complicações neurológicas relacionadas à gripe.

Em um comunicado clínico, as autoridades estaduais não conseguiram identificar a causa exata desse aumento, mas sugeriram que ele pode estar ligado ao alto volume de casos de gripe, ao tipo de cepa circulante ou a uma população afetada que apresenta um risco maior do que em anos anteriores. O Departamento de Saúde Pública (DPH) informou que a complicação mais comum é a convulsão, seguida por encefalopatia ou encefalite.

“Recentemente, os médicos que tratam crianças em Massachusetts observaram um possível aumento no número de casos de crianças com gripe que apresentam complicações neurológicas em comparação com temporadas anteriores”, afirmou o DPH em um comunicado à Associação de Saúde e Hospitais de Massachusetts. “Aumentos semelhantes também foram observados em outras regiões dos EUA”.

Crianças não vacinadas contra a gripe ou que possuem condições pré-existentes estão em maior risco de desenvolver complicações neurológicas relacionadas à doença, segundo o comunicado.

O DPH recomendou que os profissionais de saúde considerem buscar consulta “Urgente” com especialistas em neurologia e doenças infecciosas, além de realizar exames de imagem neurológica em pacientes que apresentem novos sintomas neurológicos após terem tido gripe ou uma doença semelhante. Os profissionais também devem “Relatar prontamente” ao DPH informações sobre pacientes menores de 21 anos com novos sintomas neurológicos e teste positivo para gripe, além de enviar amostras desses pacientes ao laboratório estadual de saúde pública.

Atualmente, o DPH classifica a gravidade da gripe como “Muito alta” em todas as regiões de Massachusetts e já registrou 191 mortes relacionadas à gripe nesta temporada, incluindo seis entre pacientes pediátricos.

Termos

Compartilhe