A Governadora de Massachusetts, Maura Healey, anunciou hoje (22) que dados preliminares deste outono mostram que as matrículas nas 15 universidades públicas de Massachusetts aumentaram 14%, com 9.482 novos estudantes, totalizando 77.226 matriculados. O programa MassEducate tornou as mensalidades e taxas dos colleges comunitários gratuitas para todos os estudantes, independentemente de idade e nível de renda. As matrículas em faculdades públicas de quatro anos em Massachusetts também aumentaram este ano pela primeira vez desde 2013.
Esse aumento na matrícula no ensino superior fortalecerá a competitividade econômica de Massachusetts, ao formar mais estudantes com as habilidades mais demandadas no mercado atual, ajudando a preencher vagas de emprego em empresas por todo o Estado.
“Vimos, através do MassReconnect, MassEducate e de nosso sistema de ensino superior público, que, quando a faculdade é acessível e barata, os estudantes estão ansiosos para se matricular e obter a educação que merecem”, disse a Governadora Maura Healey. “Como resultado, teremos mais estudantes do que nunca se formando com as habilidades demandadas pela economia atual e prontos para atender às necessidades de nossos empregadores. Somos gratos pela forte parceria com a Assembleia Legislativa e os líderes do ensino superior, que nos lembram por que Massachusetts é o melhor lugar para viver, estudar, trabalhar e construir um futuro”.
O anúncio de hoje foi feito na reunião do Conselho de Ensino Superior. Esse aumento significativo segue um crescimento de 8,7% na matrícula no ano passado, impulsionado pelo programa MassReconnect, que tornou os colleges comunitários gratuitos para estudantes com 25 anos ou mais. Os investimentos da Governadora e da Assembleia Legislativa em ajuda financeira reverteram mais de uma década de quedas na matrícula das universidades e contribuíram para os dois primeiros anos consecutivos de crescimento desde 2012.
O relatório preliminar de matrículas do Departamento de Ensino Superior também mostra um pequeno crescimento nas matrículas dos campi públicos de quatro anos de Massachusetts, marcando o primeiro aumento geral desse segmento desde o outono de 2013. Nas nove universidades estaduais de Massachusetts, a matrícula de graduação chegou a 31.860 estudantes, um aumento de 379 estudantes, ou 1,2%. Nos quatro campus de graduação da Universidade de Massachusetts (UMass), onde a pandemia teve o menor impacto nas matrículas entre os três segmentos, o número de alunos de graduação é de 53.844, um crescimento de 0,1% em comparação ao outono de 2023.
Após quase uma década de queda nas matrículas de graduação, inicialmente impulsionada por mudanças demográficas previstas no Estado e posteriormente agravada pela pandemia de COVID-19, o sistema público de ensino superior de Massachusetts está vivenciando seu segundo ano consecutivo de crescimento nas matrículas.
A Dra. Linda Thompson, presidente do Conselho de Presidentes das Universidades Estaduais, anunciou na reunião do Conselho de hoje, em nome do Sistema Universitário Estadual, que:
– A Framingham State University teve um aumento de 18% nos novos estudantes do primeiro ano, com 26% da turma de ingresso se identificando como hispânicos e 51% se identificando como BIPOC (Pessoas Negras, Indígenas e de Cor).
– Na MassArt, 26% dos estudantes de graduação ingressantes são os primeiros de suas famílias a frequentar a faculdade, representando estudantes de 27 estados e 17 países.
– Na Worcester State University, as matrículas aumentaram em relação ao ano passado, e 47% da turma de ingressantes se identificam como ALANA (afro-americanos, latinos ou hispânicos, asiático-americanos e nativos americanos)/BIPOC, o maior índice da história da universidade.
– A Mass Maritime recebeu a maior turma de ingressantes de sua história, com um aumento de 25% em relação ao ano passado. Eles também têm a maior turma de mulheres e a maior turma de estudantes de cor.
– Na Salem State University, o número total de matrículas aumentou pela primeira vez desde 2012, com a maior turma de graduação dos últimos anos, e 30% dos novos estudantes se identificando como hispânicos.
– A Westfield State University registrou um aumento de quase 20% na matrícula de novos estudantes, com mais de 44% dos novos alunos se identificando como estudantes de primeira geração.