O modelo de previsão dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) estima que as infecções pelo COVID estejam crescendo, ou provavelmente crescendo, na maioria dos estados.
Embora a agência esteja relatando baixos níveis do vírus em águas residuais em todo o país, alguns estados, incluindo Texas, Utah e Nevada, estão apresentando concentrações muito altas de COVID em suas águas residuais. Os atendimentos em prontos-socorros relacionados à Covid também estão aumentando.
Embora o vírus seja amplamente imprevisível — as variantes mudam de forma e os sintomas podem mudar de uma infecção para outra — os casos têm aumentado a cada verão desde o início da pandemia.
Por volta dessa época no ano passado, havia níveis mais altos em águas residuais do que atualmente.
Em junho, quando o CDC atualizou pela última vez seu rastreador de variantes, a variante da Covid NB.1.8.1. — apelidada de “Nimbus” — era responsável pela maioria dos casos nos Estados Unidos, cerca de 43%.
A variante não parece deixar as pessoas mais doentes do que outras cepas recentes do vírus, mas apresenta algumas mutações adicionais que podem torná-la mais transmissível e mais eficaz em driblar as defesas do sistema imunológico.
Os dados mais recentes sugerem que, embora não estejamos em um surto total, estamos em uma fase de recuperação no final do verão, disse à imprensa o Dr. Ziyad Al-Aly, epidemiologista clínico sênior da Universidade de Washington, em St. Louis. “Muito claramente, os números estão aumentando”, disse ele. “Está aqui”.