Cai número de mortes por overdose em Massachusetts

Direto da Redação

overdose-awareness-day-1

Massachusetts registrou uma redução de mais de 36% nas mortes por overdose relacionadas a opioides em 2024, informou o Departamento Estadual de Serviços de Dependência Química. Os dados federais mostram que as mortes por overdose relacionadas a opioides caíram para o menor nível desde 2013 — um declínio observado em todas as raças e etnias, de acordo com a diretora do Departamento, Deirdre Calvert.

A redução acompanha uma tendência de queda nas mortes por overdose relacionadas a opioides em Massachusetts e no país. Dados recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA mostraram uma redução de quase 27% nas mortes por overdose de drogas em todo o país, entre 2023 e 2024. Dados provisórios do CDC estimaram uma queda de quase 33% nas mortes previstas por overdose em Massachusetts durante o mesmo período. Em Boston, dados divulgados no início de junho mostraram uma redução de 38% nas mortes por overdose de opioides em 2024 em comparação com 2023, o menor número desde 2015.

Das 1.763 mortes relacionadas a opioides entre julho de 2023 e junho de 2024 em Massachusetts, 95,8% foram overdoses, de acordo com um painel de dados estadual, atualizado a cada seis meses.

A redução ocorre porque o fornecimento de drogas continua contaminado com substâncias frequentemente letais, como fentanil, xilazina e outros estimulantes, disse Calvert. Embora apenas cerca de 88,1% de todas as mortes por overdose relacionadas a opioides no estado, naquele período, tivessem um exame toxicológico disponível, os exames encontraram fentanil presente em quase 92% das mortes por overdose relacionadas a opioides e cocaína presente em quase 56% das mortes.

“Nos últimos anos, o fentanil tem sido misturado ao sedativo veterinário xilazina”, disse Calvert. Em 2024, a xilazina foi encontrada em 34% das amostras testadas pelo fluxo de dados de fornecimento de drogas de Massachusetts, e em 16% das mortes por overdose de opioides.

A acessibilidade à Naloxona, comumente conhecida como Narcan, também aumentou nos últimos anos, o que, segundo especialistas, ajuda significativamente a diminuir as chances de usuários de substâncias morrerem por overdose de opioides.

Termos

Compartilhe