O proprietário de um spa, em Milton, associado a cerca de uma dúzia de casos de botulismo, concordou em se declarar culpado por supostamente injetar em clientes toxina botulínica não aprovada, proveniente de fontes ilegítimas no exterior, informou, na última sexta-feira (12) o escritório da Procuradora Federal, Leah B. Foley, em Massachusetts.
Rodrigo de Medeiros Siqueira, de 33 anos, proprietário da Rodrigo Beauty Inc., enfrenta uma acusação de falsificação de medicamento após envio em comércio interestadual com a intenção de fraudar ou enganar, segundo a Procuradoria.
A data da audiência para a declaração de culpa ainda não foi definida.
Medeiros Siqueira, que mora em Quincy, foi preso e indiciado em outubro. Os promotores afirmam que suas ações estão ligadas a vários casos graves de botulismo em clientes que receberam injeções cosméticas em seu estabelecimento.
A investigação ocorreu após um aumento drástico nos casos de botulismo na primavera e início do verão, rastreados até a antiga localização da Rodrigo Beauty, na Granite Avenue, em Milton.
Em junho, autoridades de saúde estaduais relataram pelo menos 10 casos suspeitos de botulismo iatrogênico — uma forma rara e potencialmente fatal da doença causada quando a toxina botulínica se espalha para além do local da injeção — todos ligados a procedimentos realizados no spa.
O botulismo por injeções cosméticas é extremamente raro, mas pode causar visão turva ou dupla, pálpebras caídas, fala arrastada e dificuldade para engolir ou respirar, disseram as autoridades. Em casos mais graves, a paralisia descendente pode progredir rapidamente, exigindo atenção médica urgente.
Documentos de acusação federais alegam que, desde pelo menos agosto de 2022, Medeiros Siqueira oferecia serviços de injeção cosmética — incluindo procedimentos com toxina botulínica — apesar de não possuir licença para prescrever, dispensar ou administrar medicamentos controlados ou realizar injeções.
Os promotores afirmam que ele disse falsamente aos clientes que era um profissional de saúde licenciado e deturpou suas credenciais e a origem dos produtos que utilizava.










