A cidade de Boston anunciou, hoje (8), uma parceria com a equipe do Projeto Green Light do Google para otimizar o tempo dos sinais de trânsito e melhorar o fluxo de tráfego em áreas altamente congestionadas. A tecnologia usa IA para modelar padrões de tráfego e criar recomendações de temporização de sinais que podem reduzir o fluxo do tráfego e as emissões. Em 2023, Boston foi classificada como a 8ª cidade do mundo com maiores atrasos no trânsito. Através desta parceria, a cidade implementou quatro recomendações em cruzamentos nas áreas de Fenway-Kenmore, Mission Hill e Jamaica Plain, alterando a temporização dos sinais.
“Uma das partes mais frustrantes de viver em uma grande cidade é o trânsito, então Boston está tomando todas as medidas possíveis para combater o congestionamento e garantir que as pessoas cheguem onde precisam ir. Frequentemente descobrimos que pequenos pontos críticos de trânsito, devido a sinais descoordenados ou problemas nas calçadas, podem se transformar em um grande congestionamento, então direcionar esses micro pontos ajuda muito. Este trabalho inovador com a mais recente tecnologia do Projeto Green Light do Google ajudará a aliviar a congestionamento frustrante que tantos de nossos residentes enfrentam, além de ajudar a reduzir as emissões e as ineficiências nas ruas da nossa cidade”, disse a prefeita Michelle Wu.
Nos últimos cinco meses, o Projeto Green Light analisou o tráfego em centenas de cruzamentos sinalizados usando IA e tendências de condução do Google Maps para fornecer recomendações de otimização dos sinais de trânsito e padrões de tráfego. Os engenheiros de trânsito do Departamento de Transportes de Boston (BTD) avaliaram cada recomendação quanto à segurança, viabilidade e eficácia para determinar se a recomendação poderia ser implementada. Após a implementação, o Projeto Green Light mede o impacto nos padrões de tráfego e fornece essa análise ao BTD para continuar monitorando possíveis alterações futuras.
Desde o início da parceria em fevereiro de 2024, os engenheiros de trânsito do BTD utilizaram as recomendações do Projeto Green Light para otimizar o tempo dos sinais e reduzir paradas desnecessárias. Nos cruzamentos da Huntington Ave. com Opera Place e da Amory Street com Green Street, o tráfego congestionado foi reduzido em mais de 50%. Cidades ao redor do mundo que usam o Projeto Green Light experimentaram uma redução média de 10% nas emissões.
O Green Light, uma iniciativa de pesquisa do Google, utiliza IA e tendências de condução do Google Maps para modelar padrões de tráfego e fazer recomendações para otimizar os planos de sinalização de trânsito existentes. Eles identificam ajustes no tempo dos sinais de trânsito para melhorar a eficiência de um cruzamento, como melhorar a sincronização entre os sinais em cruzamentos próximos ou ajustar paradas entre os sinais para melhor corresponder à demanda. Os engenheiros do BTD estão considerando mais recomendações do Projeto Green Light para serem implementadas ao longo de 2024. O programa também ajudou a cidade a monitorar a infraestrutura dos sinais de trânsito, garantindo que as caixas de controle dos sinais, conexões de cobre/fibra ótica e sensores de loop estejam funcionando corretamente.
O Projeto Green Light está agora ativo em 14 cidades em quatro continentes. Boston e Seattle são as únicas cidades dos EUA incluídas no programa.