Cerca de 3,1 milhões de pessoas em Massachusetts já possuem carteira de motorista ou cartão de identificação compatível com o Real ID, e a demanda por agendamentos no Registro de Veículos Motorizados (Registry of Motor Vehicles) para obter o documento está alta à medida que se aproxima o aguardado prazo de maio.
A partir de 7 de maio de 2025, carteiras de motorista ou cartões de identificação padrão que não estejam em conformidade com o Real ID federal não serão mais aceitos como identificação para viagens domésticas de avião ou para entrar em prédios federais e usinas nucleares. Pessoas sem o Real ID precisarão apresentar um passaporte junto com sua carteira de motorista ou documento de identidade.
Massachusetts oferece carteiras e cartões de identificação compatíveis com o Real ID desde 2018, e atualmente cerca de 56% dos documentos válidos no Estado estão em conformidade com essa exigência, afirmou a diretora do Registro de Veículos Motorizados, Colleen Ogilvie, nesta quarta-feira (19).
Essa taxa de adesão está abaixo da maioria dos estados — Ogilvie informou ao Conselho do Departamento de Transporte de Massachusetts que 26 estados apresentam taxas mais altas, enquanto outros 10 estados estão na faixa de 40% a 59%, junto com Massachusetts. Outros 19 estados têm taxas de adesão ainda menores. O número também mostra pouco crescimento no último ano: em fevereiro de 2024, Ogilvie disse aos legisladores que a taxa de adesão do Real ID era de 54% na época.
“Esta tem sido uma longa jornada desde que os requisitos originais foram emitidos em 2005. Alguns estados aprovaram leis para proibir a emissão do Real ID, enquanto outros legislaram para emitir exclusivamente o Real ID. Há estados que, neste momento, estão com 98% de conformidade porque só emitem esse tipo de documento”, afirmou Ogilvie.