Agência que emite green cards e naturalização vai ter agentes para prender imigrantes

Direto da Redação

USCIS

O governo Trump anunciou, ontem, que a agência que avalia se imigrantes devem receber green cards e cidadania adicionará seus próprios agentes de segurança, que poderão portar armas de fogo e efetuar prisões.

A medida representa uma grande mudança para o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS, sigla em inglês), uma agência que tem sido mantida separada das prisões de imigração e da execução de deportações. O USCIS avalia solicitações e entrevista imigrantes que buscam permanecer legalmente no país por meio da obtenção de green cards, naturalização ou aprovação em programas humanitários.

O USCIS afirmou em um comunicado à imprensa que, sob a nova regra, estará autorizado a adicionar “agentes especiais” que “terão poderes para investigar, prender e apresentar para julgamento aqueles que violarem as leis de imigração dos Estados Unidos”. A regra final do governo Trump entrará em vigor 30 dias após sua publicação, afirmou.

Na norma, a Secretária de Segurança Interna (DHS, sigla em inglês), Kristi Noem, concede à agência o direito de contratar agentes que possam efetuar prisões, portar armas de fogo, executar mandados de busca e apreensão e que tenham “outros poderes padrão para a aplicação da lei federal”, afirmou o USCIS em comunicado.

“O USCIS sempre foi uma agência de aplicação da lei. Ao defender a integridade do nosso sistema de imigração, aplicamos as leis desta nação”, afirmou o Diretor do USCIS, Joseph Edlow, num comunicado à imprensa. “Este momento histórico abordará melhor os crimes de imigração, responsabilizará aqueles que cometem fraudes imigratórias e atuará como um multiplicador de forças para o DHS e nossos parceiros federais de aplicação da lei, incluindo a Força-Tarefa Conjunta contra o Terrorismo”.

A agência afirmou em seu comunicado que “o USCIS poderá eliminar com mais eficiência seus registros de estrangeiros que buscam explorar nosso sistema de imigração por meio de fraude, processá-los e removê-los do país”.

O governo Trump está buscando novas maneiras de aumentar massivamente as operações de aplicação da lei imigratória com o objetivo de deportar 1 milhão de imigrantes por ano.

Termos

Compartilhe