Autoridades de Massachusetts implementaram melhorias drásticas em um programa de moradia de longo prazo para famílias sem-teto, após uma reportagem do jornal The Boston Globe, em 2024, que destacou como a lentidão no processamento e os entraves burocráticos resultavam em atrasos para famílias e prestadores de serviços.
O programa estadual, chamado HomeBASE, conecta famílias sem-teto a proprietários de imóveis com unidades vagas e subsidia o aluguel e outras despesas por até três anos.
Em setembro de 2024, o Globe noticiou que o processamento de uma solicitação do HomeBASE levava em média 12,6 dias. Agora, a agência estadual que supervisiona o programa afirma que esse tempo diminuiu para 8,4 dias, segundo o jornal.
A mudança, segundo as autoridades estaduais, é resultado de uma série de processos simplificados e melhorias no programa ao longo do último ano.
“Graças às mudanças que fizemos no HomeBASE, o programa agora é mais econômico e eficiente, permitindo-nos ajudar as famílias a obterem moradia estável rapidamente”, disse Chris Thompson, subsecretário da divisão de habitação da agência estadual.
Criado em 2011, o HomeBASE foi projetado para ajudar famílias sem-teto a saírem de abrigos de emergência e fornecer moradia para aqueles em risco iminente de despejo. No programa HomeBASE, as famílias contribuem com 30% de sua renda para o aluguel, e o estado paga o restante. Assim como nos programas federais de moradia subsidiada, os proprietários participantes geralmente recebem aluguéis a preços de mercado por suas unidades.
A administração da governadora Maura Healey também adicionou financiamento para o HomeBASE. O governo aumentou o subsídio que as famílias podem receber de US$ 20.000 para até US$ 30.000 ao longo de dois anos, com a possibilidade de um terceiro ano de auxílio. As famílias que se qualificam para o programa HomeBASE, agora também podem receber ajuda com despesas de mudança, como caução, aluguel de caminhões de mudança e passagens de ônibus. Os proprietários que alugam imóveis para famílias participantes do programa HomeBASE agora recebem um bônus equivalente a um mês de aluguel.










