Um menino de 13 anos foi preso por agentes do ICE, em Everett, após uma interação com membros do Departamento de Polícia da cidade, e enviado para um centro de detenção juvenil na Virgínia, de acordo com sua mãe e o advogado de imigração Andrew Lattarulo. O jovem é aluno da Albert N. Parlin School.
A mãe do menino, Josiele Berto, foi chamada para buscar o filho no Departamento de Polícia, na quinta-feira (9), dia em que ele foi preso. Depois de esperar por cerca de uma hora e meia, ela foi informada de que seu filho havia sido levado pelo ICE, disse Berto ao jornal The Boston Globe em entrevista.
“Meu mundo desabou”, disse Berto em português, ao jornal. Do departamento de polícia, o menino foi levado para o centro de detenção do ICE, em Burlington, onde passou a noite antes de ser transferido de carro para o Centro Regional de Detenção Juvenil do Noroeste, em Winchester, Virgínia, na manhã de sexta-feira, segundo sua mãe. O centro de detenção juvenil fica a mais de 800 quilômetros de Everett.
O adolescente e sua família, que são cidadãos brasileiros, têm um processo de asilo pendente e estão autorizados a trabalhar legalmente nos Estados Unidos, disse ao The Boston Globe, o advogado da família, Lattarulo.
Após um advogado entrar com um pedido de habeas corpus na justiça, o Juiz Distrital, Richard G. Stearns decidiu que o governo tem até 14 de outubro para justificar a prisão do adolescente; caso contrário, ele deve comparecer a uma audiência de fiança até 17 de outubro, de acordo com documentos do tribunal federal.
Em sua decisão, Stearns mencionou a idade do menino, afirmando que ele está detido “na companhia de detentos adultos não relacionados”.