A Jornada Criativa de Heway Verçosa

Wilson Smith

IMG_9619 (1)

Um artista visual alagoano que surpreende com sua visão inovadora

Heway Verçosa é um artista visual  nascido em Boca da Mata, Alagoas, uma mente criativa que transcende fronteiras geográficas em sua busca pela expressão artística. Atualmente a trajetória de vida e trabalho se desdobra entre São Paulo e Maceió, Heway mergulha em uma variedade de suportes de criação, desde pintura e desenho à escultura em barro. Sua jornada artística teve início muito cedo, nascido em uma família de artesãos, onde ainda na infância mergulhou em um mar de possibilidades criativas, experimentando diversas formas de expressão.

Sua expertise artística foi desenvolvida de forma empírica: “Na adolescência comecei pintando natureza morta, paisagens e alguns retratos. Nessa mesma época comecei a vender essas pinturas, tudo isso fui aprendendo sozinho, pois não tinha recursos para pagar aulas particulares de arte e não existia programas públicos que dessem atenção à formação artística”, relatou o artista que atualmente está com uma bagagem de 15 anos nesse universo. 

Para Heway, a arte é mais do que uma simples forma de expressão; é uma jornada de autodescoberta e de conexão com as profundezas da humanidade. Suas influências variadas incluem nomes como Salvador Dalí, Joan Miró, Kandinsky, Lempika, O’Keeffe, entre outros, mas também se estendem a escritores como Clarice Lispector e Guimarães Rosa. O artista multifacetado encontra inspiração nas pessoas ao seu redor, nas texturas do cotidiano, nas memórias da infância e na vastidão da natureza.

Seu processo criativo é marcado pela espontaneidade, onde ideias e formas se entrelaçam em um jogo fluido de expressão. “Acredito que o centro do meu trabalho é sobre a desconstrução e construção de uma identidade particular. A isso, vou agregando diversos outros temas, como gênero, vivências LGBTQIAPN+, natureza, psiquê, cotidiano e elementos que remetem a identidade nordestina”, relatou sobre seu processo criativo. 

Em suas obras, Heway busca transmitir uma conexão profunda com o interior humano, muitas vezes oculto pelas camadas do subconsciente. Suas imagens, frequentemente humanoides ou abstratas, convidam o espectador a explorar os recantos mais íntimos da psique humana.

A jornada como artista não tem sido isenta de desafios, sobretudo sobre a falta de apoio financeiro e estrutural para o segmento no Brasil, bem como a relutância da sociedade em valorizar e consumir arte de forma significativa. Mesmo com todo esse cenário, Heway colhe os frutos de seu esforço diário e já carrega eu seu currículo, premiações, publicações e exposições que levaram suas obras para galerias e instituições em diversos espaços do Brasil.

Quando questionado sobre deixar um conselho aos artistas que estão começando, Heway falou: “Não desistam da verdade do seu trabalho e tenham muita disposição em conversar com as pessoas. Muitas oportunidades surgem a partir de encontros. Então saiam de casa, de seus ateliês, e vão para exposições, eventos culturais, feiras, etc. Arte antes de mais nada, é diálogo”, ele ainda enfatiza que nas artes visuais como tem um processo muito solitário, às vezes é difícil construir uma rede, mas é extremamente importante estar atento às conexões. 

Se você deseja adquirir alguma obra de Heway Verçosa, pode encontrá-las em Maceió, onde algumas de suas peças estão disponíveis para visualização mediante agendamento prévio. Além disso, suas obras estão acessíveis através de seu Instagram (@hewayvercosa) e de sua página no Apoia.se (https://apoia.se/hewayvercosa). Explore o mundo vibrante e multifacetado de Heway Verçosa e mergulhe em uma experiência visual que desafia e inspira.

Termos

Compartilhe

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias