Massachusetts tem uma das maiores taxas de natalidades de mulheres imigrantes, e no topo da lista as brasileiras. Não é possível saber se as novas mamães moram no estado há muito tempo ou chegaram recentemente, já grávidas, e deram luz aos novos bebês cidadãos americanos. E é com esse foco, que a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou um vídeo em sua conta no X avisando a mulheres grávidas que “não é permitido” viajar ao país apenas com objetivo de dar à luz e garantir a cidadania americana aos seus filhos.
Segundo a postagem, “viajar para os EUA com o principal objetivo de dar à luz para que seu filho obtenha cidadania americana não é permitido. Oficiais consulares vão negar o seu pedido de visto caso haja indícios de que essa é a sua intenção”.
O alerta da embaixada faz parte das medidas anti-imigração do governo de Donald Trump, que recentemente solicitou à Sumprema Corte que impedisse filhos de imigrantes indocumentados fossem impedidos de ter a cidadania americana, direito por enquanto garantido na Constituição do país.