2024, ano bissexto: veja como é a vida dos que nascem no dia 29 de fevereiro.

Manoela McGovern

leap year

Como seria se as pessoas nascidas no dia 29 de fevereiro apenas comemorassem aniversário de quatro em quatro anos? Algumas comemoram um dia antes e outras um dia depois, mas tem gente que afirma apenas ficar feliz de verdade quando celebra durante o ano bissexto. Pela lei, tanto brasileira quanto americana, o documento oficial dessas pessoas tem de ter a data correta. No Brasil, de acordo com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais (Recivil), todas as pessoas nascidas no dia 29 de fevereiro devem ser registradas nesta mesma data. E nos EUA, os que nascem no chamado “leap year” também são registrados neste dia, apesar de muitos saberem que esses bebês do ano bissexto enfrentarão problemas no futuro. De tempos em tempos, bebês em dias bissextos enfrentam dores de cabeça administrativas. Às vezes, 29 de fevereiro não aparece no menu de alguns sites. E no passado alguns estados americanos costumavam exigir que a carteira de motorista vencesse exatamente no aniversário do motorista, causando transtornos para os que nasceram nessa data. Houve até relatos de certidões de nascimento imprecisas por conta disso.

O calendário contabiliza a rotação imperfeita da Terra adicionando um dia extra em fevereiro a cada quatro anos. É uma ciência desenvolvida ao longo de milênios, que remonta aos antigos egípcios, e que cria um enigma sobre o aniversário de cerca de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. As chances de nascer em 29 de fevereiro são de uma em 1.461. Aproximadamente 363 mil americanos fazem aniversário em 29 de fevereiro, de acordo com a Administração da Previdência Social. Em comparação, cerca de 1,6 milhões podem dizer que nasceram no dia 1º de março.

E você sabe por que temos anos bissextos? A explicação mais comum é manter o calendário em sintonia com as estações. Na aula de ciências você deve ter aprendido que a Terra leva 365 dias para orbitar o Sol, mas na verdade leva cerca de 365,25 dias. Adicionar um dia extra a cada quatro anos mantém o equilíbrio. Sem os anos bissextos, “eventualmente o verão seria em novembro ou dezembro daqui a 100 anos”, disse Robert C. Washington III, pesquisador graduado do Goddard Space Flight Center da NASA.

E mesmo o dia 29 existindo apenas de quatro em quatro anos, muitos se sentem duplamente especiais. Isso não apenas por ser uma data diferente, mas também por eles terem a chance de comemorar e receber os parabéns tanto no dia 28 de fevereiro, como também no dia 1º de março.

ADVERTISE

Nossa Revista

V12 - 2019 | Nº 78
V12 - 2019 | Nº 78

REDES SOCIAIS

Últimas Notícias