Objetivos e Motivações

Defino ou entendo objetivos como aspirações, intenções ou missões que pretendemos alcançar em determinado tempo e lugar em nossas vidas. Acredito que objetivos façam parte da nossa instância do pensar, raciocinar e planejar. Motivações, para mim são da ordem da ação, “levanta-te e anda” da passagem bíblica onde Jesus ressuscita Lázaro.

 

Penso que como seres humanos, precisamos de objetivos e motivações para prosseguirmos e progredirmos na vida. Minha dificuldade atual é achar objetivos e motivações em uma época de pandemia, onde a ordem é “fique em casa, se você não fizer parte dos serviços essenciais para a vida” para não adoecer e não contaminar outras pessoas, sendo o transmissor ou transportador do Corona Vírus.

 

Como planejar algo da ordem do pensar quando nossas ações estão limitadas a uma máquina ou computador? Ou como iremos transformar nossos pensamentos e projetos objetivos em atividades e produtividade, para ganharmos um salário que nos permite pagar pelo “pão de cada dia”. Estamos vivendo uma época ímpar, acredito que para muitos, na maioria dos dias sem objetivos e motivações.

 

Alguns constroem os objetivos de ajudarem ao próximo fazendo doações, não só financeiras como a predisposição de seu tempo que colocam com o destino de aconselhamentos. Mas, para onde seguirão nossos aconselhamentos se mal sabemos sobre nós mesmos? Não devemos esquecer que cada ser humano é único, construindo suas instâncias psíquicas através das suas experiências vividas.

 

Nossos aconselhamentos só servem para nós mesmos, quando servem, porque somos seres humanos limitados. Por essa razão, eu que acredito que via de regra os que trabalham como psicanalistas não respondem as perguntas do analisando sobre o melhor caminho a seguir, mas devolvem a pergunta como por exemplo: para você, qual é a melhor opção, para trabalharmos juntos.

 

O que você acha que é o melhor para você, na sua situação? O profissional, realmente não tem uma bola de cristal e não sabe qual o melhor caminho para o analisando seguir, sem esquecer que ao escolher um caminho você invalida completamente o outro caminho, já que na maioria das vezes não podemos retornar das nossas escolhas. O profissional psicanalista é denominado por Lacan (1901-1981) como Sujeito Suposto Saber, porque ele apenas supõe, realmente nada sabe sobre o desejo do outro. Só você sabe sobre si mesmo.

 

Recentement recebi uma demanda de ajuda para uma pessoa que vive em outro estado do Brasil que não o meu, que diz sofrer de Violência Doméstica e assédio sexual ou melhor dizendo, estupro. Para complicar a situação, ainda é casada com um juiz. Bom, fiz uma comunicação telefônica com a desembargadora do meu estado, encarregada do programa de violência contra a mulher pedindo auxílio para outro estado. Se vamos conseguir ajudar, não saberei. Se a vítima terá coragem de prosseguir com as ações que pretende e foi orientada a tomar, também não saberei. Se algum advogado ou promotor público vai enfrentar o juiz, é uma terceira questão…

Voltando ao título do Ensaio de hoje sobre Objetivos e Motivações, acredito que devemos pensar em como iremos desenvolver e descobrir novos objetivos de vida na época atual que estamos vivendo, quando não sabemos que missões nos esperam e o que o mundo irá demandar de nós ou mesmo se irá demandar algo mais do que “fique em casa,” porque os hospitais já estão superlotados.

 

O que faremos para acordarmos motivados (motiva + ação) se quase nada podemos fazer que demande nossa ação? Sabemos usar a Internet e o computador para sermos produtivos? Parece-me que de agora por diante, pelo menos pelos próximos dois anos, se não formos da área de saúde ou seja, se não somos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, iremos ter pouca serventia para o mundo. Está bem mais difícil para os mais velhos. Precisaremos nos reinventar, porque algumas atividades que conhecemos irão desaparecer do mundo. Nossos objetivos, aspirações, intenções, missões então talvez sejam aguentar essa fase com firmeza, para podermos agir posteriormente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on email
Share on whatsapp

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Publicidade e Anúncio

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved