Maceió, o paraíso das águas no Nordeste do Brasil

Wilson Smith

turismo

Encantando visitantes de diversas partes do globo, a capital alagoana é o destino turístico brasileiro mais buscado para viagens no primeiro semestre de 2022. 

Dias de sol, pé na areia, brisa litorânea, mar calmo de águas límpidas e excelente gastronomia são alguns dos vários atributos que podem esperar durante a estadia em Maceió, capital do estado de Alagoas, localizada no Nordeste do Brasil. E para o brasileiro que trabalha tanto nos Estados Unidos, a cidade é o destino certo para o descanso. Também conhecida como “Caribe Brasileiro” e “Paraíso das Águas”, a cidade possui belas praias e lagoas em extensão, pois é totalmente margeada pelo Oceano Atlântico de Norte a Sul.

O mar é formado por várias toneladas de azul e verde para o destino um verdadeiro oásis para quem desfrutar de uma temporada de veraneio. O cenário paradisíaco encanta e surpreende os turistas. Com mais de 130 km de extensão litorânea, Maceió abriga praias conhecidas no mundo inteiro por suas águas cristalinas. 

Os meses ideais e abril são visitar a cidade, o período ideal entre os dias quentes e os meses anteriores. A cidade, a cidade também não é feita só, afinal, em Maceió encontra maneiras de entretenimento, com alternativas diversas ligadas à cultura popular e histórica. Um eclético, tanto para viajar com a família, grupos de amigos, em casal ou até mesmo sozinho. 

Piscinas Naturais

Inúmeros trechos da costa são protegidos por recifes de corais que ficam ou mar calmo na região. As águas mornas tornam a experiência dos banhistas ainda mais convidativa. Entre os passeios, um dos pontos altos está a visita às Piscinas Naturais na Praia de Pajuçara, que está a apenas 2 km mar adentro a partir da orla da capital alagoana, bancos de areia repletos de corais se formam durante a maré baixa, o cenário é de uma verdadeira piscina natural.

Para chegar até as piscinas naturais de Pajuçara, é pegar uma das jangadas credenciadas na orla. Há embarcações inclusivas adaptadas para cadeirantes. A viagem dura cerca de 10 a 15 minutos e o passeio tem duração de 2 a 3 horas. E proporciona uma linda vista da cidade e do mar “verde azulado” que encanta os visitantes, uma atmosfera bastante caribenha. 

Ao chegar nos bancos de areia, as jangadas ancoram lado a lado em torno das piscinas, onde os visitantes podem nadar em meio à biodiversidade marinha, junto de corais e peixes coloridos (os próprios jangadeiros costumam dar rações para atraí-los). No local, é possível alugar caiaques e máscaras para mergulhar. Algumas das jangadas servem de bares com bebidas e petiscos para desfrutados em pleno alto mar. 

Farol de Ponta Verde

Vale ficar atento às tábuas das marés, pois quando ela se encontrar com as marés fica mais proveitosa. Com o recuo das condições da maré baixa é possível caminhar até o Farol da Ponta Verde, um cartão postal que faz parte da iconografia da cidade. A visita é realmente necessária. 

Ambientes Instagramáveis 

A gestão atual da prefeitura de Maceió tem em melhorias expressivas para a cidade, e uma das ferramentas trabalhadas é a implantação dos ambientes instagram ativos frente pela capital. Nada melhor do que fazer registros para marcar a estadia em Maceió. Entre os destaques destes cenários está o monumento ‘cadeira gigante’ que já virou parada obrigatória para turistas e moradores. 

Os espaços planejados de circulação de pessoas que movimentam a cidade não contribuem para a circulação da internet, aumentando o fluxo de pessoas que movimentam a cidade da ou a movimentar a cultura local.

Saberes manuais e culturais

Como feiras de artesanato da cidade são espaços de compra de lembranças. Nos núcleos de artesanato é possível encontrar trabalhos artesanais que mostram toda habilidade e saberes centenários como peças em Renda Filé, Redendê, Ponto de Cruz e Bilro são excelentes sugestões. Artesanatos em palha, cipó e barro, dos Mestres artesões reconhecidos internacionalmente, são apenas alguns atrativos culturais de Maceió. 

Gastronomia

Dos pólos gastronômicos no bairro do Pontal, restaurantes veganos na Ponta Verde ao Sururu com molho de côco, a gastronomia alagoana é rica em frutos do mar, e uma vasta cartela de chefes renomados e restaurantes para todos os paladares e com preços diversos. Como consequência, o turista embarca em uma viagem de sabores e sensações.

A orla de Maceió figura no topo do ranking das mais lindas do Brasil. Com ciclovia, monumentos, academia a céu aberto e wi-fi, o turista pode caminhar num ambiente seguro e ainda ter o som da maré como trilha sonora. São os motivos que fazem Maceió ser conhecida como o “Caribe brasileiro”. Um mar de águas cristalinas, excelente infraestrutura, muitas praias (urbanas e desertas), rede hoteleira de alta qualidade e diversas atrações. Vale destacar que a população é extremamente acolhedora. Maceió é um destino que merece ser carimbado no passaporte.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp