Lojas e restaurantes poderão reabrir, com restrições, anuncia governo

Marcony Almeida

Oleana_Patio__1_.0.0.0.0

O governador Charlie Baker anunciou ontem que lojas de varejo, acampamentos e creches poderão reabrir na segunda-feira e os clientes poderão desfrutar de refeições ao ar livre em restaurantes.

O início da segunda fase do plano de reabertura do estado trará uma aparência de normalidade – mantendo o distanciamento social e outras precauções – tendo Massachusetts ficado por quase três meses em um lockdown para impedir a propagação do coronavírus.

Baker disse que se sentiu à vontade para tomar as medidas mais recentes, porque o estado continuou a avançar na direção certa para combater novas infecções e hospitalizações.

“Esse terrível vírus e o terrível preço que ele leva permanecerão conosco até que haja avanços médicos em relação a tratamentos ou vacinas”, disse Baker em uma entrevista coletiva na Casa do Estado. “Mas, graças ao seu trabalho duro e sacrifícios, nós ‘estamos trazendo a luta contra o vírus e estamos avançando, e Massachusetts continua a reabrir.”

A média de sete dias para a taxa positiva de testes COVID-19 do estado diminuiu 82% desde meados de abril, disseram autoridades neste sábado. A média de três dias de pacientes hospitalizados caiu 55%, e o número de hospitais com um aumento de pacientes infectados caiu 76%.

Na Fase 2, rotulada como “Cautelosa” pelo estado, inicialmente os restaurantes só poderão oferecer refeições ao ar livre, com refeições internas definidas a seguir mais tarde.

As mesas devem estar separadas por um metro e meio ou separadas por paredes ou até mesmo por divisores de acrílico de 6 pés de altura (1.8m), de acordo com as diretrizes divulgadas anteriormente pelo estado. O limite de pessoas por mesa em um restaurante será de apenas seis pessoas, e os clientes não poderão se sentar no bar. Os menus impressos devem ser descartados após cada uso e as mesas devem ser higienizadas entre os assentos.

Tanto as lojas que são localizadas nas ruas, como as de shopping centers também podem abrir segunda-feira – com requisitos rigorosos para máscaras e distanciamento social. Não serão permitidas mais de oito pessoas, incluindo funcionários, a cada 92 metros quadrados de espaço interno, ou 40% da ocupação máxima da loja.

Hotéis, motéis, pousadas e outros alojamentos de curto prazo restritos ao atendimento a trabalhadores essenciais e populações vulneráveis ​​poderão reabrir para outros hóspedes, com uma longa lista de restrições. Acampamentos diurnos e instalações de cuidados infantis – mas não os noturnos, que virão mais tarde – poderão reabrir depois de cumprir os requisitos para manter crianças e funcionários em segurança.

Concessionárias de carros, playgrounds, campos de golfe, escolas de aviação e funerárias também podem abrir segunda-feira.

Massachusetts foi o último estado do país a reabrir seu varejo, e seus pequenos negócios estão entre os mais atingidos no país, de acordo com Jon B. Hurst, presidente da Associação de Revendedores de Massachusetts.

 

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

dezessete + 3 =