O juiz William Alsup, do Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, decidiu nesta terça-feira à noite, que o programa DACA deve permanecer, bloqueando a tentativa do governo Donald Trump em setembro passado de encerrar o programa.

O juiz determinou que o governo deve “publicar um aviso público razoável” que retomará o recebimento dos pedidos de renovação da DACA. Isso significa que é requisitado reintegrar a renovação para jovens indocumentados protegidos pelo DACA. No entanto, pedidos de pessoas que nunca receberam ações diferidas antes “não precisam ser processados”. O juiz ainda qualificou de “arbitrária e caprichosa” a decisão que Donald Trump tomou de acabar com o DACA, que protege da deportação 800.000 indocumentados, conhecidos como ‘dreamers’ (‘sonhadores’), chegados aos Estados Unidos enquanto crianças.

O bloqueio à decisão de Trump em relação ao DACA, foi conhecido poucas horas depois do Presidente dos Estados Unidos ter se reunido com congressistas republicanos e democratas, para abordar uma solução para os milhares de ‘dreamers’.

 

Por Flávio Perez
flavio@brazilianmagazine.net
Direto da Redação