Estado alerta sobre nova fraude no aluguel de imóveis

Marcony Almeida

ago (1)

À medida que mais pessoas dependem de fotos ou vídeos em vez de apresentações pessoais ao alugar apartamentos durante a pandemia de COVID-19, a procuradora-geral de Massachusetts, Maura Healey, e o Greater Boston Real Estate Board (GBREB), firmaram uma parceria para emitir um aviso alertando o público sobre um golpe de aluguel de apartamentos e oferecendo orientação sobre como evitar ser vítima.

Tanto Procuradoria-Geral quanto o GBREB receberam reclamações de possíveis inquilinos, empresas de administração de propriedades e agentes imobiliários sobre um golpe envolvendo uma lista de apartamentos falsos publicados online. Os golpistas usam fotos de listagens reais de casas para aluguel ou venda e, às vezes, até mesmo usam as informações de contato de um agente de listagem real ou empresa de gestão e, em seguida, publicam-nas no Craigslist ou outras plataformas online. Os golpistas solicitam depósitos por meio desses anúncios para serem enviados a eles diretamente dos inquilinos, que acabam não garantindo de fato um apartamento para alugar devido à natureza fraudulenta dos anúncios.

“Esse golpe é o equivalente no mercado de aluguel à pesca de gato, um fenômeno onde pessoas criam contas falsas em sites de relacionamentos e, embora o golpe não seja novo, queremos que o público esteja ciente dos riscos crescentes durante a pandemia”, disse a Procuradora-Geral, Healey

“Golpes desumanos como esses não podem ser tolerados. Eles prejudicam a carreira de profissionais do setor imobiliário que trabalham duro e são inescrupulosos para os consumidores”, disse Greg Vasil, CEO do GBREB. “A missão do Conselho Imobiliário é expô-los e proteger seus membros e consumidores de ameaças como essas. Se você tiver dúvidas sobre uma lista de imóveis, não envie dinheiro antes de ter certeza de que está trabalhando com um corretor de imóveis licenciado. Por favor, denuncie anúncios falsos às autoridades competentes.”

Para evitar ser vítima deste golpe, a Procuradora Healey e GBREB oferecem os seguintes conselhos:

  • Inspeção completa: Sempre que possível, inspecione cuidadosamente um apartamento antes de assinar um contrato de locação ou pagar um depósito.
  • Use um corretor: Se você precisar alugar um apartamento sem antes o visitá-lo, não confie em anúncios online – listagens de apartamentos online são muito fáceis de falsificar. Em vez disso, use um corretor de imóveis ou vendedor licenciado. Você pode verificar a licença de um corretor online aqui.
  • Cuidado com os sinais de alerta: Fique de olho nos sinais de alerta, como anúncios mal escritos, negócios bons demais para ser verdade, e solicitações de pagamento em dinheiro ou outros métodos não rastreáveis.
  • Faça apenas pagamentos seguros: Nunca envie uma transferência eletrônica, cheque administrativo ou transferência de fundos para alguém que você conheceu apenas online. Se forem golpistas, você não conseguirá recuperar seu dinheiro.
  • Proteja suas informações pessoais: Não divulgue suas informações de SSN ou PayPal para alguém que você conheceu apenas online. Encontre o seu senhorio pessoalmente antes de concordar com uma verificação de antecedentes ou peça ao senhorio para que a verificação de antecedentes seja realizada por um corretor de imóveis ou vendedor licenciado.
  • Registre uma reclamação: Se você for vítima de um esquema de listagem de apartamentos online, faça uma reclamação no Internet Crimes Complaint Center do FBI em IC3.gov.
  • Denuncie anúncios fraudulentos: Se você for o proprietário de um imóvel, corretor de imóveis ou gerente de propriedade e descobrir que outra pessoa alterou sua listagem ou listou sua propriedade para alugar, denuncie o anúncio fraudulento ao ponto de contato do site para abuso imediatamente.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

onze − 9 =