Indicativos da produção econômica caiu pelo segundo trimestre consecutivo, levantando temores de que os Estados Unidos possam estar entrando em uma recessão, ou talvez que já esteja nela.
O Departamento de Comércio informou ontem (28), que o Produto Interno Bruto (PIB), ajustado pela inflação, caiu 0,2% no segundo trimestre, o equivalente a uma queda anual de 0,9%. O declínio de 0,2% seguiu uma contração de 0,4% nos primeiros três meses do ano, significando que, por uma definição comum, mas não oficial, a economia dos EUA entrou em recessão dois anos depois de emergir da última.
A maioria dos economistas ainda não acham que a economia atende à definição formal de recessão, que se baseia em um conjunto mais amplo de indicadores, incluindo medidas de renda, gastos e emprego.
Os próprios dados do PIB também serão revisados várias vezes nos próximos meses. Ainda assim, os dados divulgados deixaram poucas dúvidas de que a recuperação está perdendo força em meio à alta inflação e aumento das taxas de juros. O investimento empresarial e a atividade de construção caíram no segundo trimestre, depois de subir no primeiro. Os gastos do consumidor ajustados pela inflação permaneceram positivos, mas desaceleraram.