Economia americana encolhe e traz perigo de recessão

Wilson Smith

Blurred man inspecting boxes in distribution warehouse

Indicativos da produção econômica caiu pelo segundo trimestre consecutivo, levantando temores de que os Estados Unidos possam estar entrando em uma recessão, ou talvez que já esteja nela.

O Departamento de Comércio informou ontem (28), que o Produto Interno Bruto (PIB), ajustado pela inflação, caiu 0,2% no segundo trimestre, o equivalente a uma queda anual de 0,9%. O declínio de 0,2% seguiu uma contração de 0,4% nos primeiros três meses do ano, significando que, por uma definição comum, mas não oficial, a economia dos EUA entrou em recessão dois anos depois de emergir da última.

A maioria dos economistas ainda não acham que a economia atende à definição formal de recessão, que se baseia em um conjunto mais amplo de indicadores, incluindo medidas de renda, gastos e emprego.

Os próprios dados do PIB também serão revisados ​​várias vezes nos próximos meses. Ainda assim, os dados divulgados deixaram poucas dúvidas de que a recuperação está perdendo força em meio à alta inflação e aumento das taxas de juros. O investimento empresarial e a atividade de construção caíram no segundo trimestre, depois de subir no primeiro. Os gastos do consumidor ajustados pela inflação permaneceram positivos, mas desaceleraram.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp