Vivendo o “sonho americano”

Viver nos Estados Unidos tem suas vantagens. Para quem vive por aqui há quase 20 anos, a ideia de morar no país mais rico e visitado do mundo parece ser um verdadeiro “sonho”. Não sei se a palavra correta seria sonho, porque todo sonho tem suas noites boas ou ruins. Em Boston, especificamente, capital do estado progressista e democrata de Massachusetts, tirando a temperatura fria na maior parte do tempo, não há muito o que reclamar. A cidade oferece as melhores universidades, os melhores hospitais, transportes públicos que levam a praticamente quase todos os lugares, e uma diversidade enorme de pessoas vindas de centenas de países ao redor do mundo.

Mas, viver por aqui tem suas “imensas” desvantagens, também. Como diz o velho ditado, “nem tudo são flores”, e o “sonho americano” que quase todos imaginam no Brasil ser por aqui pode, em muitas ocasiões, se tornar pesadelo. Americano é um povo bom, fraterno, inteligente, mas há que se levar em conta que é uma cultura totalmente diferente da brasileira. Para se ter uma ideia, médicos especialistas por aqui, só depois de uma visita ao seu clínico-geral. Tá com problema na pele? Não procure um dermatologista por aqui porque você não será atendido, ou custará muito caro ao seu bolso. Visitas à especialista, só após ver seu clínico-geral, e caso ele ou ela achar que seja necessário.

Há também a falta daquele clima de “vizinhança”. Você pode morar por anos numa área e mal saber quem é o seu vizinho do lado esquerdo ou direito. Se você vê vizinhos conversando na porta de um e de outro tenha a certeza, não são americanos, são imigrantes. Essa falta de “calor humano” é também sentida em outras ocasiões. Lembro de um caso de um brasileiro que foi preso porque acariciou a cabeça de uma criança que estava brincando no parque, e tentou colocá-la no colo. A criança disse aos pais, que o acusaram de aliciamento de menores e chamou a polícia. O coitado não falava inglês e ficou sem saber do que o estavam acusando.

Ou seja, há o “sonho americano” mas sem equilíbrio emocional, paciência, fé e determinação com claro objetivo de vida, o sonho pode se tornar pesadelo. Em nosso blog, conversaremos bastante sobre a Terra do Tio Sam!

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Publicidade e Anúncio

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved