Trump concorda em fechar Fundação sob investigação

Marcony Almeida

fundo

O presidente Trump concordou em encerrar as atividades da sua Fundação em meio a alegações de que ele usou a organização para seu benefício pessoal e politico, anunciou a procuradora-geral de Nova York, Barbara Underwood.

Underwood disse que a Donald J. Trump Foundation está se dissolvendo enquanto a Procuradoria continua o processo contra a fundação do Presidente e seus três filhos mais velhos. O processo, aberto em junho, alegou “conduta persistentemente ilegal” na fundação e pedia à Justiça o fechamento do local. A procuradora-geral de Nova York continua em busca de mais de US$ 2,8 milhões em restituição, e pediu a um juiz que proibisse temporariamente a família Trumps de servir nos conselhos de outras organizações sem fins lucrativos de Nova York.

Underwood disse, hoje (18), que a investigação encontrou “um padrão chocante de ilegalidade envolvendo a Fundação Trump – incluindo a coordenação ilegal com a campanha presidencial”. “Esta é uma importante vitória para o estado de direito, deixando claro que há um conjunto de regras para todos”, acrescentou a Procuradora em um comunicado.

O fechamento aconteceu depois que o Washington Post documentou aparentes falhas na fundação. Trump usou o dinheiro da instituição para pagar liquidações legais para sua empresa privada, para comprar obras de arte para um de seus clubes, e fazer uma doação política proibida.

Trump negou que a organização tivesse feito algo errado. No final de 2016, ele disse que queria fechar a fundação, mas o procurador-geral de Nova York bloqueou esse movimento enquanto investigava. O acordo com o escritório de Underwood representa uma concessão por Trump para uma investigação do estado que ele condenou como um ataque partidário. O caso é uma das inúmeras investigações legais nas organizações Trump que proliferaram durante sua presidência.

Termos

Compartilhe

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Publicidade e Anúncio

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved