Trump concorda em fechar Fundação sob investigação

Marcony Almeida

fundo

O presidente Trump concordou em encerrar as atividades da sua Fundação em meio a alegações de que ele usou a organização para seu benefício pessoal e politico, anunciou a procuradora-geral de Nova York, Barbara Underwood.

Underwood disse que a Donald J. Trump Foundation está se dissolvendo enquanto a Procuradoria continua o processo contra a fundação do Presidente e seus três filhos mais velhos. O processo, aberto em junho, alegou “conduta persistentemente ilegal” na fundação e pedia à Justiça o fechamento do local. A procuradora-geral de Nova York continua em busca de mais de US$ 2,8 milhões em restituição, e pediu a um juiz que proibisse temporariamente a família Trumps de servir nos conselhos de outras organizações sem fins lucrativos de Nova York.

Underwood disse, hoje (18), que a investigação encontrou “um padrão chocante de ilegalidade envolvendo a Fundação Trump – incluindo a coordenação ilegal com a campanha presidencial”. “Esta é uma importante vitória para o estado de direito, deixando claro que há um conjunto de regras para todos”, acrescentou a Procuradora em um comunicado.

O fechamento aconteceu depois que o Washington Post documentou aparentes falhas na fundação. Trump usou o dinheiro da instituição para pagar liquidações legais para sua empresa privada, para comprar obras de arte para um de seus clubes, e fazer uma doação política proibida.

Trump negou que a organização tivesse feito algo errado. No final de 2016, ele disse que queria fechar a fundação, mas o procurador-geral de Nova York bloqueou esse movimento enquanto investigava. O acordo com o escritório de Underwood representa uma concessão por Trump para uma investigação do estado que ele condenou como um ataque partidário. O caso é uma das inúmeras investigações legais nas organizações Trump que proliferaram durante sua presidência.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

cinco × 2 =

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Publicidade e Anúncio

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved