Trump ameaça declarar “emergência nacional” para construir muro na fronteira

Marcony Almeida

Trump

O Presidente Trump ameaçou, hoje (4) a paralisação de um ano do orçamento fiscal do governo federal para obter o dinheiro que ele deseja para o muro fronteiriço dos EUA e do México, e afirmou que poderia declarar uma emergência nacional para construir o muro, se quisesse. Quando o governo declara emergência, é possível utilizar a verba do Departamento de Defesa, sem a aprovação do Congresso.

“Nós podemos fazer isso. Eu não fiz isso. Eu posso fazer isso. Eu posso fazer isso”, disse Trump sobre a possibilidade de declarar uma emergência nacional para construir o muro. Os comentários do presidente ocorreram durante uma longa coletiva de imprensa no Rose Garden, que se seguiu a uma reunião com líderes do Congresso dos principais partidos democrata e republicano, enquanto a paralisação parcial do governo se aproximava de duas semanas.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi (D-Calif.), e o líder da minoria no Senado, Charles E. Schumer (D-N.Y), disseram que a reunião da Sala de Situação com Trump foi contenciosa. Eles disseram que imploraram a ele que reabrisse a maior parte do governo, deixando de lado a disputa por cima do muro – mas que ele recusou.

“Ele resistiu”, disse Schumer. “Na verdade, ele disse que manteria o governo fechado por um período muito longo, meses ou até anos”. Mas quando Trump apareceu no Rose Garden pouco tempo depois, ele caracterizou a reunião como “muito produtiva” sim “um tanto controverso”. Ele confirmou que havia dito aos líderes do Congresso que a paralisação poderia durar anos, embora ele tenha dito que não acha que seria.

Mas Trump reforçou sua retórica em suas demandas de mais de US$ 5 bilhões para construir um muro ao longo da fronteira sul, dizendo que ele deve ser construído em concreto ou aço. Os democratas rejeitaram fornecer qualquer novo financiamento para um muro de fronteira.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

13 + 4 =

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Publicidade e Anúncio

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved