O Comitê de Saúde do Conselho de Cidadãos em Boston

Eduardo Siqueira

A Cônsul-Geral do Brasil em Boston, Embaixadora Glivânia Maria de Oliveira, vem trabalhando há alguns anos com diversos setores da comunidade através de parcerias com organizações sem fins lucrativos como o New England Community Center de Stoughton, o Centro do Trabalhador Brasileiro, o Grupo Mulher Brasileira, o Brazilian American Center (BRACE), entre muitos outros. Além disso, o Consulado estabeleceu relações próximas com artistas, profissionais de saúde, profissionais de educação, empresários, e igrejas brasileiras, e com muitas organizações americanas, para dar conta do conjunto das necessidades e interesses da comunidade brasileira em Massachusetts e New England. Esse esforço de mais de 3 anos reativou a solidariedade e trabalho coletivo entre representantes do governo brasileiro e um número de pessoas que têm dedicado muita energia para melhorar as condições de vida, saúde e trabalho da população imigrante brasileira.

Depois de muitos anos tentando organizar um Conselho de Cidadãos representativo da comunidade, o Consulado Geral do Brasil em Boston, graças às parcerias desenvolvidas nos últimos anos, conseguiu reunir recentemente dezenas de líderes de organizações que organizam e prestam serviço à população brasileira em Massachusetts para a eleição de um novo Conselho de Cidadãos. Esse novo Conselho é composto por uma Comissão de Coordenação composta por quatro indivíduos eleitos e oito comitês temáticos com um indivíduo responsável pela coordenação de cada um. Os temas desses comitês foram escolhidos conforme feedback de membros da comunidade sobre as preocupações dos brasileiros imigrantes e respeitando as atividades desenvolvidas no dia a dia pelos parceiros do Consulado.

Os comitês temáticos até agora organizados são: comitês de educação, sáude, cultura, empoderamento feminino, participação cidadã, empreendorismo e finanças, comunicação, imprensa e mídias sociais, e comitê de assuntos consulares, jurídicos e imigração. O foco dessa coluna é o que esperamos realizar através do comitê de saúde.

O grupo que participou da reunião de fundação do Conselho no Consulado e da teleconferência realizada nos últimos 2 meses resolveu  em um primeiro momento dedicar esforços para coletar informações demográficas sobre a população brasileira residente em Massachusetts, e informações sobre diagnósticos e atendimentos médicos para traçar um perfil inicial da saúde do brasileiro no estado. Se trata também de identificar tudo o que está sendo feito nos quatro cantos do estado, e depois em New England, para diagnosticar e tratar os brasileiros que utilizam serviços de saúde. Esse passo será seguido de discussões mais aprofundadas para decidir em que  concentrar as energias e o conhecimento dos membros do comitê visando criar redes de apoio e maior colaboração entre profissionais de saúde e membros da comunidade.

Nossa ideia é ampliar a rede ao longo dos anos a fim de integrar ao máximo a resposta as necessidades de saúde da população brasileira, que sem dúvida são muitas e variam de acordo com idade, renda, sexo, educação, local de residência e emprego, sem falar na diversidade racial, e cultural característica da população brasileira imigrante. Portanto, ainda há um longo caminho pela frente e será muito importante que os leitores dessa coluna interessados em participar do comitê de saúde, ou dar opiniões a respeito de prioridades na área da saúde, escrevam para mim ou para a Dra. Elisa Tristán-Cheever, que também é colunista da Brazilian Magazine.

Nós planejamos construir no futuro uma página web para disseminar informações sobre o comitê, mas por enquanto a página Facebook do Consulado traz muitas informações sobre as atividades e reuniões do Conselho. O endereço da página é https://www.facebook.com/BrazilianCGBoston.

Contamos com a colaboração de todos e esperamos que essa iniciativa contribua para consolidar o conhecimento sobre a nossa comunidade no estado, além de fortalecer o acesso à serviços de saúde e prevenção de doenças culturalmente sensíveis, isto é, que saibam falar português e conheçam a cultura dos brasileiros imigrantes. Já é passada a hora da comunidade brasileira se tornar capaz de responder organizadamente ao desafio de cuidar de si mesma em parceria com todos os que defendem a integração dos imigrantes brasileiros à sociedade americana. Bola pra frente!

Termos

Compartilhe

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Publicidade e Anúncio

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved