Líderes brasileiros nos EUA mandam mensagem de otimismo no novo ano

Marcony Almeida

IMG_8826

Adeus ano velho, chegou o ano novo. E para os brasileiros que moram nos Estados Unidos, 2019 começa com expectativas sobre o que acontecerá no congresso americano com a posse dos democratas como a maioria na Câmara Federal, em Washington D.C. E as “batidas de imigração” continuarão a assustar os indocumentados? Para aqueles que trabalham todos os dias com os compatriotas que vivem em Massachusetts, o novo ano começa com esperança e determinações de mudanças.

Para a líder comunitária Lídia Souza, presidente do New England Community Center, em Stoughton, o maior desejo do novo ano é “uma conscientização dos brasileiros documentados diante da política local, observando a necessidade de lutar pelos compatriotas e irmãos que estão ainda em situação irregular no país”. Ela acredita que “a nossa força acontece com a união de todos, sem discriminação”.

O desejo de Souza vem acompanhado de sentimentos semelhantes a Heloisa Galvão, diretora do Grupo Mulher Brasileira, em Brighton, e colunista da Brazilian Magazine. “Meu desejo é que haja mais igualdade e justiça para aqueles que vivem aqui”. Mas além disso, ela também tem um recado para os líderes políticos. “Que os governos tratem o povo com mais dignidade”, desabafa.

Massachusetts e Nova York são dois estados com uma das maiores concentraçōes de brasileiros que vivem nos Estados Unidos. Apesar de serem estados considerados de maioria democrata e a favor de imigrantes, os brasileiros não deixam de enfrentar dificuldades, principalmente com as atuais políticas adotadas pelo governo federal.

O que ajudar a mover muitos brasileiros, no entanto, é a fé, a crença religiosa que lota templos e igrejas. O Padre Adriano Lessa, da Igreja católica de Worcester, considera que “agora que acolhemos o ano novo, devemos acolher esse novo tempo com muita alegria e esperança. De deixar as coisas que não foram boas no passado e receber com imensa alegria o futuro com otimismo”.

Em sua mensagem aos fiéis e a todos os compatriotas independente de religião, ele acrescenta que “vamos fazer dessa nova oportunidade de um novo tempo um início de coisas boas. Assim, desejo muita paz, alegria e felicidade para 2019”. “E que Deus nos abençoe e realize todos os nossos preciosos sonhos”.

E o recado de novo ano aos brasileiros, também, vem da diretora do Centro do Trabalhador Brasileiro (Brazilian Worker Center), em Allston. “Gostaria de desejar a todos um Feliz Ano Novo. Que em 2019, nossa comunidade possa ser mais unida na luta por seus direitos, e esperamos que todos busquem mais informações para prevenir problemas”. E ela diz ainda, “da nossa parte, vamos trabalhar intensamente em campanhas importantes como a que busca acabar com o roubo de salário, além da campanha no nível estadual pela aprovação da carteira de motorista em Massachusetts”.

Termos

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

dois × um =

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Publicidade e Anúncio

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved