Líderes brasileiros nos EUA mandam mensagem de otimismo no novo ano

Marcony Almeida

IMG_8826

Adeus ano velho, chegou o ano novo. E para os brasileiros que moram nos Estados Unidos, 2019 começa com expectativas sobre o que acontecerá no congresso americano com a posse dos democratas como a maioria na Câmara Federal, em Washington D.C. E as “batidas de imigração” continuarão a assustar os indocumentados? Para aqueles que trabalham todos os dias com os compatriotas que vivem em Massachusetts, o novo ano começa com esperança e determinações de mudanças.

Para a líder comunitária Lídia Souza, presidente do New England Community Center, em Stoughton, o maior desejo do novo ano é “uma conscientização dos brasileiros documentados diante da política local, observando a necessidade de lutar pelos compatriotas e irmãos que estão ainda em situação irregular no país”. Ela acredita que “a nossa força acontece com a união de todos, sem discriminação”.

O desejo de Souza vem acompanhado de sentimentos semelhantes a Heloisa Galvão, diretora do Grupo Mulher Brasileira, em Brighton, e colunista da Brazilian Magazine. “Meu desejo é que haja mais igualdade e justiça para aqueles que vivem aqui”. Mas além disso, ela também tem um recado para os líderes políticos. “Que os governos tratem o povo com mais dignidade”, desabafa.

Massachusetts e Nova York são dois estados com uma das maiores concentraçōes de brasileiros que vivem nos Estados Unidos. Apesar de serem estados considerados de maioria democrata e a favor de imigrantes, os brasileiros não deixam de enfrentar dificuldades, principalmente com as atuais políticas adotadas pelo governo federal.

O que ajudar a mover muitos brasileiros, no entanto, é a fé, a crença religiosa que lota templos e igrejas. O Padre Adriano Lessa, da Igreja católica de Worcester, considera que “agora que acolhemos o ano novo, devemos acolher esse novo tempo com muita alegria e esperança. De deixar as coisas que não foram boas no passado e receber com imensa alegria o futuro com otimismo”.

Em sua mensagem aos fiéis e a todos os compatriotas independente de religião, ele acrescenta que “vamos fazer dessa nova oportunidade de um novo tempo um início de coisas boas. Assim, desejo muita paz, alegria e felicidade para 2019”. “E que Deus nos abençoe e realize todos os nossos preciosos sonhos”.

E o recado de novo ano aos brasileiros, também, vem da diretora do Centro do Trabalhador Brasileiro (Brazilian Worker Center), em Allston. “Gostaria de desejar a todos um Feliz Ano Novo. Que em 2019, nossa comunidade possa ser mais unida na luta por seus direitos, e esperamos que todos busquem mais informações para prevenir problemas”. E ela diz ainda, “da nossa parte, vamos trabalhar intensamente em campanhas importantes como a que busca acabar com o roubo de salário, além da campanha no nível estadual pela aprovação da carteira de motorista em Massachusetts”.

Termos

Compartilhe

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Publicidade e Anúncio

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved