23/12/2015 - 09:04

O poder invisível ao alcance da humanidade


Dezembro 2015, mais um ano que está para acabar, com muitas notícias e dias ruins que afetam não somente a você ou a mim, mas à toda humanidade. Vemos “acidentes naturais”, que de naturais não tem nada, atos  diários de violência mostrando a irracionalidade do ser humano que deveria ser racional.  Roubos, guerras individuais, expostas ao mundo e as veladas, politicagem  e sobretudo, o império da ganância destruindo a vida de muitos no planeta terra. Parece que a cada dia que se abre uma página de jornal ou via internet  ou televisão, o que vemos é somente tragédias, o grito da nossa mãe natureza, ou o apelo e choro dos aflitos.

Pode ser que até bata um alívio por estar terminando mais um ano. Porém, existe o receio do que está por vim no novo! É nessas  horas de incógnitas, de desesperança  ou nos momentos de  gratidão pelo que não passamos, que muitas pessoas se voltam para o lado da fé, fazendo orações, uma  meditação ou compartilhando com outros essa busca espiritual.

Pode ser  colocado o nome que se desejar mas, independente de religião ou de igreja, é certo que o poder da oração cura, fortaleçe e acalma. Em 2006, já a  Sociedade Americana de  Hipertensão revelava dados de que pessoas que frequentavam igrejas tinham a pressão arterial mais baixa que as que não acreditavam nisso. Através do  American Journal of Public Health, soubemos sobre um estudo na California onde 2000 idosos foram estudados durante 5 anos, e se verificou  que os que participavam dos  serviços religiosos tinham 36% menos chance de morrer durante aquele period, do que os que não iam.

Sabemos também, que as pessoas com alguma crença conseguem lidar melhor com o estresse e tem o sistema imunológico mais forte. Dr Andrew Newberds, do Thomas Jefferson Hospital, estudou mais de 20 anos os efeitos da oração  no cérebro humano e pode demonstrar que ocorrem não somente mudancas nos níveis de atividade cerebral,  mas também mudanças das substâncias químicas (neurotransmissores) no cérebro.

Talvez você não concorde com estas teorias e exemplos porque mudanças na atividade cerebral acontecem em outras situações. Nem te convença que ocorre uma  dimunição do cortisol e outros hormônios associados com o estresse. Contudo, não se pode negar o efeito tranqulizador de uma oração, onde você se desconecta das coisas do mundo, mas ao mesmo tempo,  está conectado ao mundo!

Você orando, rezando ou ,  como você queira definir,  é um tempo que  faz com que você seja melhor em muitos aspectos;  retirando a negatividade encontrada no estresse emocional, lidando com o estresse físico, proprocionando momentos de reflexão, de cura interior, de perdão . Se estiveres compartilhando o momento de oracão com outros,  isto te ajuda a  aumentar a confianca nas pessoas.

Você consegue se controlar melhor e até diminuir o uso de bebidas alcoólicas em muitos casos. Não estamos falando de ir à  missa ou cultos. O enfoque aqui é no que a presença de espiritualidade e fé faz em nossas vidas .Por aí, dá pra  entender o que  o Dr Harold Koening ou o Dr Herbert Benson, da Harvard Medical School, comentaram  da importância e dos efeitos curadores das práticas espirituais.

Definitivamente, acreditar na presença de um ser superior ou Deus é bom para você, fazendo com que você viva até mais , saudável e feliz ( Newsmax Heatlh, March 2015). Não recriminamos o fato de que muitas pessoas sejam céticas, e que outros estudos não confirmem o poder de cura da oração, ou até falem do contrário em relação aos seus efeitos. Nem tampouco, podemos colocar o destino de nossa saúde, de nossa familia ou até do mundo somente numa prece ou meditação.

Você pode se recuperar de um câncer do seio mais rapidamente com ajuda da sua espiritualidade. No entanto,  depende de você prevenir o aparecimento de uma  doença ou de seguir o tratamento adequado.

De todas as maneiras, e é fato, que num momento de tantas incertezas, pensamentos e ações que fogem muitas vezes ao nosso controle, a certeza de poder compartir a dor com pessoas ao seu redor, é muito mais tranquilizador. O poder convergir toda essa energia num ponto único nos acalenta, nos guia e por que não dizer, nos dá paz.

Esta é a minha mensagem de saúde e de esperança para este ano que vai começar. Não desista de sua luta, não entregue os pontos, não desmorone de uma só vez. Conte com algo mais precioso, mais iluminado, que te dará força e sabedoria para poder lidar com o que está pela frente.

Não deixe de sonhar sempre  mas mantenha-se em alerta. O processo de estarmos juntos empenhados numa mesma batalha é considerada uma oração de segurança e fé. Seja saudável nos seus pensamentos, atitudes e desejos. Ore por você e pelos outros e tenha certeza que tudo muda e sempre pode haver um novo recomeço.



COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

              



MAIS NOTÍCIAS