26/07/2017 - 19:23

Governador apresenta projeto para autorizar cooperação entre Imigração e polícia


Após a decisão unânime da Suprema Corte de Massachusetts, nessa terça-feira, decidindo que os agentes de polícia no estado não podem cooperar com os colegas federais da Imigração, em prender imigrantes para deportá-los, o governador republicano de Massachusetts, Charlie Baker, decidiu que vai apresentar projeto de lei para autorizar os policiais estaduais a cooperarem, sim, com a Imigração.

Caso vire lei, o projeto de Baker autorizaria a polícia estadual a prender e entregar para a Imigração indocumentados que pagam fiança por uma violação criminal estadual, ou os que foram anteriormente condenados por crimes violentos como assassinatos e estupro. A questão é, como os policiais estaduais tomariam essa decisão de denunciar imigrantes com passado criminal, e não aqueles que apenas dirigem sem a carteira de motorista para trabalhar, ou levar os filhos na escola?

Baker é candidato à reeleição em 2018, e busca o voto dos democratas e independentes, ao mesmo tempo que tenta agradar aos eleitores republicanos, geralmente contra imigrantes. Os deputados e senadores estaduais devem entrar em recesso de verão no início da próxima semana, tornando remota qualquer votação em projetos de lei nos próximos meses. 



COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA