21/07/2017 - 17:19

20 Procuradores de Estados pedem a Trump preservação do DACA


Se o governo federal tem sido um problema para os imigrantes indocumentados, os Procuradores estaduais tentam tomar a frente de defesa. Depois que 10 Procuradores Gerais de Estado, todos republicanos, enviaram carta para Donald Trump exigindo que ele cancele o DACA para estudantes indocumentados, outros colegas decidiram fazer ao contrário.

Liderados pelo Procurador Geral da Califórnia, Xavier Becerra, 19 Procuradores de Estados entraram na defesa da permanência do programa que oferece autorização de trabalho e proteção contra deportação para os jovens imigrantes sem documento, e que chegaram aos EUA antes de completarem 16 anos. Conhecido como DACA (Deferred Action for Childhood Arrival), o programa foi implementado por decreto pelo ex-Presidente Barack Obama. E a continuidade ou não do DACA deve ocorrer até dezembo. A Procuradora Geral de Massachusetts, Maura Healey, foi uma das 20 democratas que assinaram o documento.

Na carta, os 20 Procuradores escrevem sobre a importância econômica que os jovens imigrantes trazem para os EUA, e ressaltam que o fim do programa pode representar “um desastre de sérias consequências”. E os advogados vão mais além, eles oferecem ajuda ao Presidente para defender o DACA em Corte, caso os republicanos processem o chefe do executivo por continuar a validade do decreto além de setembro. A Casa Branca ainda não se manifestou sobre a carta.



COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA