20/02/2017 - 09:37

Trapaceiros estão extorquindo dinheiro de imigrantes


Os rumores de “batidas de imigração”, desde a posse de Donald Trump, vêm aumentando em Massachusetts e causado pânico na comunidade imigrante indocumentada. E pessoas agindo de má fé estão se aproveitando da situação  para tirar vantagem da situção de desespero. Em Lynn, o chefe de polícia da cidade, Kevin F. Coppinger, alertou essa semana que a comunidade deve prestar atenção para distinguir verdadeiros e falsos agentes de imigração.

“Houve muitos rumores essa semana de batidas de imigração na cidade”, disse Coppinger à líderes comunitários da organização Neighbor to Neighbor. “Mas garanto que nada disso aconteceu porque a Imigração sempre nos contacta quando eles estão na área”, continuou. “O que está realmente acontecendo são rumores falsos, e trapaceiros se fazendo passar por agentes de imigração para ganhar dinheiro de imigrantes desesperados”.

Em Nova York, a Procuradoria Geral do Estado emitiu alerta semana passada para imigrantes não pagarem nenhuma quantia em dinheiro a pessoas dizendo que são agentes do ICE (Immigration and Customs Enforcement). Segundo o Procurador-Geral, Eric Schneiderman, nenhum agente de imigração cobra dinheiro para evitar prender imigrantes indocumentados. “Isso é extorsão, portanto crime”, disse o escritório de Schneiderman à imprensa.

Em Lynn, segundo o chefe de polícia, a situação parece ser a mesma. “Se você se deparar com pessoas dizendo que são agentes de imigração, liguem para nossa central de polícia que podemos informar se a Imigração está na área”, sugere. “Mas nunca pague nada a ninguém, porque isso é extorsão, e não agentes federais de imigração”. 



COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA