A dimensão espiritual de cada indivíduo

Quando temos uma dimensão espiritual, achamos que a vida tem um sentido. A espiritualidade nos direciona a um processo de desenvolvimento interior, o que nos ajuda na escolha entre fazer o bem e rejeitar o mal, como os ensinamentos éticos e morais que aprendemos na nossa família  na escola e com a nossa religião. Se seguirmos apenas os nossos instintos, seremos como os animais irracionais. Acredito que a espiritualidade é a linguagem inconsciente, que tem o poder de mudar a vida do indivíduo  Espiritualidade para mim seria o acúmulo de experiências subjetivas vividas relacionadas a sentimentos e seus significados, guardados no inconsciente de cada indivíduo. Dizem que espiritualidade é integridade, a relação entre corpo físico  mente e espirito. Se o humano interrompe o crescimento de um desses três componentes, sua evolução fica comprometida. Algumas pessoas definem espiritualidade como uma necessidade para a evolução.

Enquanto crianças, se vamos a igreja é por obrigação e achamos os cultos muito massacrantes. Ficamos dipersos, impacientes, mergulhados nos nossos próprios pensamentos, esperando que todo aquele falatório e cantoria terminem logo. Como diria meu neto Guilherme quando tinha 4 anos: que horas acaba? Muitas vezes as crianças só sabem se comunicar com Deus pedindo ajuda em uma situação de medo e risco e posteriormente agradecendo. Não deixa de ser um começo!

A espiritualidade para muitos adultos chega quando vivenciam a primeira crise existencial. Também a espiritualidade ajuda a controlar a ansiedade, a culpa e os medos de si mesmos e dos outros humanos. Espiritualidade é diferente de religião. Espiritualidade seria a consciência de uma relação diretamente ligada a Deus, pela oração e meditação. Na espiritualidade, quem diz o que esta certo ou errado é a nossa consciência. Religião é uma instituição de rotina baseada em dogmas que preserva uma agenda e que na maioria das vezes requer apoio financeiro. As religiões muitas vezes fazem mais mal do que bem ao ser humano, principalmente em se tratando de fanatismo. Espiritualidade envolve um conceito mais geral e não tem ligação com nenhuma doutrina. Mostra que você é responsável pelos seus atos.

Freud acreditava que a religião seria necessária como um controle social. Karthik Harisharan, indiano formado na MIT, desenvolveu um estudo chamado Spiritual Quotient ou Inteligência Espiritual, que seria uma “terceira inteligência”, que coloca nossos atos e experiências em contexto mais amplo no sentido de valor, tornando-os mais efetivos. Segundo pesquisadores, existe no cérebro um ponto de Deus, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada a experiência espiritual.” Carl Jung nos ensinou que Deus existe no humano, quando estudos mostram que o cérebro esta preparado para ser espiritual. Harisharan nos fala sobre a consciência, a aceitação e a meditação, que nos ajudam a encontrar um significado real para a vida. Não importa se o indivíduo é muçulmano, cristão, umbandista, budista ou hindu, todos os humanos possuem espiritualidade, mesmo que não participemos de cerimônias ou rituais. Mesmo que não queiramos admitir.

Comparando a psicologia com a religião, as duas são baseadas no que não se sabe: a psicologia foca no inconsciente, muito difícil de ser alcançado, tal como a religião. Tudo que pertence ao “não saber,” é sempre sedutor para os humanos. Na verdade, os religiosos verdadeiros não são intolerantes. O respeito é uma marca de quem realmente vive de acordo com os ensinamentos religiosos. Acreditam que não existe essa história de “a minha religião é melhor que a sua” ou “o meu Deus é melhor que o seu”. Eles respeitam todas as crenças, a descrença, orientação sexual, enfim, respeitam as diferenças porque não se sentem ameaçados por quem não reza como ele e possuem outros pontos de vista.

Concluindo, acredito que a espiritualidade nos ajuda a dar sentido a vida, a combater o estress, a raiva e a depressão. É um processo de desenvolvimento e de investimento psíquico interior. A espiritualdidade ajuda aos humanos a serem equilibrados. A espiritualidade é uma linguagem inconsciente e devemos sim, prestar atenção as nossas intuições. Elas podem vir de instâncias além do nosso conhecimento físico.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Publicidade e Anúncio

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved