EXCLUSIVO: RMV responde as dúvidas sobre as novas regras da carteira de motorista

Compartilhe:

Os escritórios da Register of Motor Vehicle em Massachusetts reabriram as portas, hoje (26), com um sistema totalmente novo de computação. A tecnologia moderna conhecida como ATLAS muda por completo o modo que consumidores utilizarão os serviços do órgão público. Como tudo é muito novo, e existem dúvidas quanto as novas documentações exigidas para a emissão e renovação da carteira de motorista de Massachusetts, e outros documentos de identificação emitidos pela RMV, além do registro de veículos, a Brazilian Magazine foi em busca das respostas para as dúvidas de nossos leitores com a chefe da RMV, a registrar Erin Deveny, responsável pela implementação do novo sistema e lei.

Recebemos dezenas de perguntas de nossos leitores e internautas, inclusive muitas questões semelhantes. Os editores da BM sintetizaram as perguntas que foram, então, respondidas pela própria Erin Deveny. Confira abaixo as peguntas e respostas:

- Pergunta Brazilian Magazine (BM) Leitor/internauta: A pessoa que não puder tirar seu Real ID vai poder registar seu carro, ou viajar com passaporte? Por que o estado de MA se mostra um estado santuário e até hoje não aprovou nada para os imigrantes, sendo que vários outros estados já aprovaram por exemplo a carteira de motorista?

Responde Erin Deveny: Em relação a primeira pergunta, para registrar um veículo ou renovar o registro em Massachusetts é necessário apenas ter uma carteira de motorista, seja de Massachusetts, outro estado americano, ou de outro país. Então, mesmo os que não se qualificam para um Real ID poderão registrar veículos no estado. E o passaporte válido pode ser utilizado sim para viagens e acesso aos prédios públicos federais.

Quanto a segunda pergunta do leitor, infelizmente não posso responder porque apenas os poderes legislativos (deputados e senadores) e o executivo (governador) podem responder. A RMV não faz leis, apenas segue as leis adotadas pelos legisladores.

- Pergunta BM Leitor/internauta: Quem tem carteira de motorista do Brasil válida vai poder registrar ou renovar a registration?

Responde: Sim, a lei estadual exige que o cliente tenha apenas uma carteira de motorista válida, seja de Massachusetts, de outro estado americano, ou de outro país, para registrar um veículo, ou renovar o registro em Massachusetts. No entanto, o documento precisa ser válido. Informações adicionais pelo nosso website http://www.massrmv.com/Registration/LawfulPresenceRequirementforRegistration.aspx

- Pergunta BM Leitor/internauta: Quem tem só o social security e possui a carteira de motorista há anos, como fica?

Responde: Aqueles que possuem o número válido do social security, mas não estão legalmente nos Estados Unidos, não poderão solicitar a carteira ou renovar pessoalmente. No entanto, se o cliente já tem o documento atualmente e ainda não renovou online através do nosso website (cada cliente pode renovar atualmente o documento online até duas vezes), pode fazê-lo mais uma vez, sem a necessidade de ir pessoalmente ao nosso escritório e renovar apresentando status imigratório. Mas da próxima vez que precisar ir pessoalmente à uma de nossas agências, deverá apresentar documentação imigratória legal no país para renovar o documento.

- Pergunta BM Leitor/internauta: Será possível tirar carteira com I-20?

Responde: Se o leitor estiver se referindo ao documento que gera o visto de estudante internacional F-1, a resposta é sim. Vistos de estudantes internacionais válidos continuarão com o direito de ter a carteira de motorista de Massachusetts. No entanto, a validade da carteira será de acordo com a validade do visto. Se o visto for válido por dois anos, a carteira será válida pelo mesmo tempo. O tempo mínimo de uma carteira de motorista a partir de agora será de 12 meses.

- Pergunta BM Leitor/internauta: Como os funcionários da RMV vão checar o status imigratório, já que são tantos que existem? Eles farão parceira com a Imigração?

Responde: Nós não trabalharemos com funcionários do Departamento de Imigração. Os nossos funcionários usarão o Sistema eletrônico SAVE (Systematic Alien Verification for Entitlements) através do www.uscis.gov/save para checar a autenticidade dos documentos apresentados.