Grupo Tiradentes (Unit) inaugura centro de estudos na Universidade de Massachusetts, em Boston

Compartilhe:

O Grupo Tiradentes acaba de inaugurar o Tiradentes Institute, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, fruto de uma parceria com a Universidade de Massachusetts (UMass), a segunda maior universidade norte-americana, com mais de 50 anos de história e tradição no cenário educacional, e um dos principais centros de pesquisa do mundo. Boston foi escolhida por ser o coração do mundo quando o assunto é educação, pesquisa e inovação, e pela região abrigar as mais importantes universidades e centros de pesquisa do planeta, a exemplo da Harvard University e da Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O Instituto, que está sediado em um dos prédios do campus da UMass, vai possibilitar que alunos e professores do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas) desenvolvam projetos de pesquisa e mantenham intercâmbio com pesquisadores e profissionais altamente qualificados. Para o magnífico Reitor da Unit Alagoas, Dario Arcanjo de Santana, o Tiradentes Institute ratifica o compromisso do Grupo Tiradentes em disponibilizar para os alunos experiências internacionais, promovendo a qualificação profissional de altíssima qualidade, e podendo adquirir um grande diferencial de mercado.


“O Centro Universitário Tiradentes, através do Grupo Tiradentes, é a única instituição de Ensino Superior privado do Brasil a ter um centro de estudos em solo norte-americano, demonstrando, portanto, o espírito inovador que possui, ratificando o padrão de qualidade ofertado, e justifica o motivo de ser avaliada pelo Ministério da Educação como a melhor instituição de Ensino Superior privada de Alagoas”, declarou Dario Arcanjo.

O Reitor evidencia que a inauguração do instituto vai fazer com que a Unit Alagoas alcance ainda mais destaque no Estado, pois a instituição, implantada há pouco mais de 11 anos, tem sido reconhecida no cenário alagoano do Ensino Superior pela qualidade dos serviços prestados à sociedade local, e pelo grande compromisso com a responsabilidade social.

Esse reconhecimento acontece por causa do desenvolvimento de vários programas sociais, como: o Fórum de Desenvolvimento Regional, o Educar é a Nossa Praia, o Unit Social, o Projeto Amanhã, o Intervalo Cultural e o Mutirão da Justiça, além de atender a milhares de pessoas no centro de práticas da instituição e que é composto, dentre outras especialidades, pelas clínicas de Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Nutrição e pelo Núcleo de Prática Jurídica.

“Dessa forma, a comunidade acadêmica da instituição contribui de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida do povo alagoano. Já fazemos muito, e agora, com o instituto em Boston, que vai oportunizar aos nossos acadêmicos a experiência internacional, preparando-os para serem cidadãos do mundo, faremos muito mais”, declarou Dario Arcanjo.

MAIS OPORTUNIDADES

Instalar-se em Boston com um centro de estudos é resultado natural de todo o trabalho realizado pelo Grupo Tiradentes em prol da educação brasileira, grupo que possui 55 anos de história e que é o 12º maior grupo educacional de ensino privado do país. Agora, a instituição inaugura uma nova fase no ensino superior brasileiro ao ser o primeiro grupo educacional privado do Brasil a ter um centro de estudos em solo norte-americano. De acordo com o diretor de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Otávio Correia, através do instituto a comunidade acadêmica da Unit Alagoas poderá ter acesso a várias experiências importantes junto aos parceiros norte-americanos, e um deles é a Babson College, líder global em educação empreendedora.

“Nossos alunos e professores poderão participar de cursos de verão, de cursos de Pós Graduação, de inglês como segunda língua, ou fazer uma parte do curso de graduação fora do país por meio de intercâmbio, além de se envolverem em pesquisa e projetos de extensão vinculados à área de estudo. É importantíssimo, nos dias atuais, que eles aproveitem esse diferencial que o Grupo oferece, que é a internacionalização, afinal de contas não há mais barreiras apenas para a internet e os meios de comunicação, o mercado de trabalho também está sem barreiras, e cada vez mais exigente e competitivo”, observou Otávio Correia.

Para o CEO do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, instalar o centro de estudos em parceria com a Universidade de Massachusetts é apenas o início de uma longa jornada que o Instituto vai trilhar. Ele salientou que a parceria com a UMass não é fechada, por isso, novos convênios, a exemplo do termo de cooperação técnica assinado com a Babson College, serão realizados.

“Embora exista um planejamento para a atuação do Tiradentes Institute não é possível garantir que ele vá ocorrer de forma linear, pois as possibilidades vislumbradas nos Estados Unidos são inúmeras. Quando chegamos a Boston conversamos com parceiros e vimos muitas outras portas se abrirem. Realizaremos outras ações que ajudarão a desenvolver ainda mais as instituições do Grupo, dentre elas, a Unit Alagoas, pois estamos olhando sempre para o futuro”, declarou.

Embora “recém-nascido”, o Tiradentes Institute surge forte e com o apoio do Consulado do Brasil em Boston, como afirmou a Cônsul Geral, Glivânia Maria de Oliveira. “Vamos divulgar o trabalho do Instituto aos interlocutores norte-americanos para promover uma crescente troca de conhecimento em benefício da internacionalização e da Educação no Brasil”, garantiu.

PARCERIA DE SUCESSO

E o casamento entre as duas instituições de ensino superior promete gerar filhos ainda mais excepcionais, pois, como afirmou a reitora da UMAss, a PhD Emilly McDermot, “o céu é o limite para o que poderemos construir juntos. Esta é a parceria mais animadora que a UMAss firmou nos últimos anos”, declarou.

A ação expansionista do Grupo Tiradentes foi exaltada pelo Prof. Dr. Mozart Neves, diretor do Instituto Ayrton Senna e uma das 100 pessoas mais importantes do país quando o assunto é Educação. Ele participou da solenidade de inauguração do Tiradentes Institute representando o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho.

O prof. Dr. Mozart Neves frisou que internacionalizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão é se antecipar ao futuro, e a instituição que tem essa visão é inovadora. Para ele, os dois principais desafios do Brasil e das instituições de ensino são inovar e internacionalizar, obstáculos que foram superados pelo Grupo Tiradentes ao inaugurar o Instituto nos Estados Unidos.

“Esse foi um passo importantíssimo para a educação brasileira, pois quando você pensa e age no sentido de trazer a inovação para dentro do seu arcabouço estratégico de desenvolvimento, potencializa respostas que podem se traduzir em formação contemporânea e antecipatória dos jovens. Isso é fundamental para esse novo tempo, que está exigindo cada vez mais flexibilidade, dinamicidade do conhecimento e, principalmente, abertura às novas ideias e processos que hoje formam o cidadão para o século XXI. Só quem ousa, como fez o Grupo Tiradentes, terá a chance de colaborar com as próximas gerações”, declarou o Prof. Dr. Mozart Neves.

OLHOS:

“Internacionalizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão é se antecipar ao futuro” – Prof. Dr. Mozart Neves, diretor do Instituto Airton Senna.

“As possibilidades de novas parcerias nos Estados Unidos são inúmeras, pois olhamos sempre para o futuro”– Júnior Uchôa, CEO do Grupo Tiradentes.

“O Instituto ratifica o compromisso da Unit em proporcionar formação acadêmica de alta qualidade” – Dario Arcanjo, reitor da Unit Alagoas.

 

Direto da Redação
Fonte: Assessoria

Brazilian Journal Magazine

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Redação

617-388-2865 | 617-417-6587

info@brazilianmagazine.net

Publicidade e Anúncio

617-388-2865 | 617-417-6587

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved