O que fazer com aquela gripe ou dor que sempre voltam…

Compartilhe:

As paisagens lindas do outono estão começando a dar espaço para dias mais frios, como se fosse uma forma de chamar a nossa atenção para o fato de que o inverno está chegando. E eu toda animada, esperando aproveitar o dia lindo de outono e, de novo, pego um resfriado daqueles! Nesse momento, surgiu na minha cabeça o que minha mãe sempre fala, que a “sua imunidade está baixa”. Mas, como? Por quê eu?

A idéia desta coluna surgiu imediatamente. É necessário trazer mais informação para a comunidade. Porque quando falamos de baixa imunidade, logo de cara pensamos em uma pessoa completamente debilitada e portadora de doenças mais agressivas, como o câncer e a AIDS. Porém, até mesmo uma pessoa que constantemente está ficando gripada ou pegando resfriado tem náuseas ou diarréia, pode estar tendo dificuldade em se defender. Ou até mesmo aquela, que vira e mexe apresenta herpes labial ou genital pode estar com as suas defesas comprometidas.

Muitas pessoas acham que um sistema imunológico mais fraco só ocorre devido ao organismo ter sido exposto à radiação. O que muitos também não sabem é que uma alimentação muito gordurosa, o abuso do álcool ou mesmo a falta de atividades físicas e a obesidade, podem ser fatores que estão afetando como o seu corpo reage às infecções.

Não é somente após o uso de alguns medicamentos que o seu corpo pode ficar mais fraco e propenso a outras doenças oportunistas. Fumar o seu cigarro diariamente, o estresse que te consome no dia a dia e a falta daquelas preciosas horas de sono podem ser a resposta para aquele quadro de cansaço, fraqueza ou aquela dor de garganta que vai e volta. Ainda pode estar relacionado com aquelas unhas fracas ou a queda do seu cabelo.

Todos estes sintomas e outros que não falamos devem ser conversados com o seu médico. Talvez seja feito um exame físico e o seu doutor pode acabar pedindo exames laboratoriais. Contudo, você pode começar a aprimorar a sua imunidade com certas mudanças no seu estilo de vida, incluíndo a sua dieta. De início, evitar corantes, pesticidas nos alimentos. Alimentar-se saudavelmente , com alimentos ricos em vitaminas C, B6, E, Ômega 3 e 6. Vegetais verde-escuro, sementes como a linhaça, frutas cítricas, grãos integrais, antioxidantes como a castanha do Pará, salmão são alguns exemplos de alimentos para aumentar a imunidade.

Dormir melhor, saber como evitar ou lidar com o estresse são bons aliados. Ande, faça exercícios físicos, se movimente e tente manter um peso saudável. Afaste-se das bebidas alcoólicas e drogas. Busque maneiras de se distrair e deixar o estresse de lado. O estresse aumenta o nivel do Cortisol, um hormônio que ajuda a enfraquecer o nosso sistema imunológico. Então, mãos à obra! Yoga, dança, risos e outros têcnicas podem ajudar a combatê-lo.

Parece fácil? Claro que não. Mas é possível. Lendo estas recomendações e identificando as áreas que necessitam da minha atenção, me fez traçar um plano para combater esses resfriados frequentes, pois já sei aonde estou errando e o que devo fazer. Dessa maneira conseguirei aprimorar a minha capacidade de me defender de invasores como virus ou bactéria, evitando assim o desenvolvimento de infecções e outros problemas. E você, já tomou a iniciativa?

Brazilian Journal Magazine

P.O. Box 490543
Everett, MA 02149

Redação

617-388-2865 | 617-417-6587

info@brazilianmagazine.net

Publicidade e Anúncio

617-388-2865 | 617-417-6587

© Copyright 2017 | Brazilian J. Magazine
All rights reserved